Virada Cultural de São Paulo 2012
Como evento presente no calendário paulista há anos, a 8ª Virada Cultural reuniu um imenso público de pessoas, de várias idades, etnias e classes sociais.
Durante aproximadamente 24 horas, diversos shows musicais, peças teatrais e filmes foram exibidos em diversos pontos da cidade de São Paulo, em especial em pontos turísticos do centro da cidade, como teatros, estações de trens e praças famosas.
Os gêneros musicais procuraram encantar os mais variados tipos de públicos.
Para muitas pessoas é um momento único no ano, talvez a chance de poder ver ao vivo artistas renomados, cuja chance de ir em uma apresentação oficial seria inviável devido ao alto preço dos ingressos.
Entre tantas pessoas, podemos relatar alguns casos interessantes, como o de um casal, o senhor José e dona Iraci, com mais de setenta anos de idade e que acompanharam o evento durante muitas horas ou de famílias, que levaram consigo as novas gerações para conhecerem e curtirem artistas de outras épocas.
Entretanto, não podemos deixar de falar daquela minoria que sempre conspira contrário a qualquer tipo de evento. São os baderneiros de plantão, que adoram depredar, sujar, brigar e envergonhar.
De um público superior a três milhões de pessoas, é certo que tal minoria estraga prazer ficaria quase que invisível, não fossem suas atitudes errôneas.
Alguns consumiam drogas em meio às pessoas sem o menor escrúpulo, como se estivessem talvez, em pleno show do Woodstock.
A celebração da paz e da harmonia não pode irromper contra os princípios da família e do bom comportamento.
A morte de uma jovem de 17 anos por parada cardíaca, possivelmente causada por uma overdose também serviu para, de certa forma manchar o evento. O tiroteio também ocorrido poderia ter causado mais desgraças a pessoas que estavam ali apenas para se divertir.
Alguns tumultos e empurra-empurra, barreiras transpostas, xingamentos e outras coisas comuns em ambientes com muitas pessoas também, de certa forma, acabam tirando o brilho do evento.
Porém, dizer que tudo foi um fracasso seria arrogante demais. Que cada um que esteve no evento deixe o seu parecer. A esperança é que possamos ter um maior número de pessoas que curtiram e se divertiram contra um pequeno daqueles que se aproveitam desse tipo de situação para disseminar crimes e romper com o sossego das pessoas bem intencionadas.