Saudação a Minha Mãe-Dona Júlia.

Dona Júlia não tinha formação acadêmica,aprendeu a ler e escrever sozinha.Com aqueles cabelos negros,impregnados de banha para pentear, tentava ler livros que ficavam borrados dos pingos de gordura. Ela contava estas histórias. Dona Júlia me ensinou a ler e,principalmente, o gosto pela leitura. O primeiro livro que ela me passou às mãos foi*O Bugre do Chapéu de Anta*-grandão de capa dura.Depois vieram os Sherlocks Holmes,As Mil e Uma Noite,Éramos Seis,Meu Pé de Laranja Lima,Família Marvel,Pato Donald,Histórias da 2a.Guerra,Manchete,O Cruzeiro e,pasmem:Seleções R.Digest!!!Tudo que me apaarecia à frente eu traçava,ou melhor,lia. Hoje percebo o que Akira Kurosawa quis traduzir no filme*Sonhos*. As imagens da infância ficam impregnadas para sempre. As cores dizem muito sem falar. Dona Júlia foi uma heroína,tirou leite de pedra.Trabalhou sempre e pariu muito:Foram 18 filhos! Seo Luiz apenascumpriu seu papel e nunca conseguiu sair do mesmo lugar. Até hoje,às vezes,aquele rosto do Bugre do Chapéu de Anta. Do livro não me lembro mais nada. A emoção da leitura é algo ímpar,ja que fui reencontrar,anos mais tarde,o Bugre na obra de Guimarães Rosa. Li,li,li e reli. Parecia sina. O Grande Mineiro me embalou por sonhos nunca dantes embalados. Leia* A Hora e A Vez de A.Matraga* e verá a Paixão de Cristo. A Imolação:o morrer por uma causa ou por alguem.Leia*A Terceira Margem de Um Rio*e sentirá o Transceder das coisas mundanas. Dona Júlia,muito obrigado pelo prazer da leitura. Ela me faz feliz,pois todos nós corremos o risco de sermos Felizes ou Infelizes,já que a Vida é um fio de navalha em que tentamos nos equilibrar.Um samba do P.da Viola diz-*O Mundo não é só isso que se vê:é um pouco mais*.E é verdade. Os livros nos livram desta dicotomia:Pão-pão/queijo-queijo- porque nos oferece a ousadia de sonhar e ,sem os Sonhos,a Vida não é nada.Escute a música*When you wish upon star* e se embale nos sonhos.Nós é que teimamos em levar a Vida muito a sério.Quando seu coração estiver estilhaçado,escute a música*Smile* do Grande Chaplin. Dona Júlia me ensinou a ler e ,tambem,as boas coisas da Vida,como um copo de cristal e elegância. Se aprendi ,não sei...Obrigado Dona Júlia pelos livros e pela Vida que me deu. Beijos...

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 05/05/2012
Código do texto: T3650328