A arte de ser educador

Educar é um verbo que conhecemos bem de perto e vem de berço. Ainda pequenos somos agraciados por nossas famílias e aprendemos cada passo da vida por meio de ensinamentos, culturas e crenças vindos de nossos antecedentes.

Com muito orgulho e generosidade, agradeço todos os dias por ter como presente, uma boa educação. Educar-se é sentir com afetividade um bem que sempre vence, não importa quando, não importa onde.

Aprendemos diariamente, por meios formais ou informais, que a educação é algo de inenarrável valor, é uma palavra mágica capaz de mover os mais estáticos, é uma realidade que existe dentro de cada um de nós, mais explícita em alguns e implícita em outros.

A arte de ser educador torna-se especial e única por ser um momento de positividades, de pensamentos reflexivos, aprendizagens maduras e possuídoras de grandes êxitos.

Educador é aquele personagem principal que todos nós já tivemos como exemplo na vida, basta lembrar. Disfarçados de professores, conseguem o melhor que temos. Sempre felizes e com otimismo, nos lançam para frente, porque sabem que somos capazes e apostam nisso. Com sabedoria, nos avaliam com justiça e seriedade, não deixando passar nada que fizemos com esforço e dedicação. Ao ensinar, aprendem mais, e não se envergonham, pois são mestres, e estes, são especiais por serem formados na escola da vida, aquela que vem de berço.

Educador é sempre o mais, o que vai além,o que transcende, o que arrisca, o que consegue bons resultados e prosperidades. Cada um de nós temos um pouco desta educação transformadora, basta que saibamos utilizá-la com mais serenidade e em proporções maiores.

A arte de educar é saber valorizar no outro, suas capacidades, anseios e desejos. É acreditar que o papel do educador é um dos mais nobres e bonitos que podemos ter no mundo. Por que então a banalização da profissão? o desrespeito? a falta de reconhecimento? Talvez a resposta esteja justamente na falta...

Na falta de educação, na falta de compromisso com o outro, na falta de diálogo, na falta de amor.

Mais que o dinheiro, vale um sorriso de agradecimento, e este gesto, só um grande educador poderá receber de um aprendiz.

Como educadora, acredito e luto por dias melhores. Acredito no sucesso e também na nossa educação. Não importa de onde ela venha, está sempre presente em nossas vidas.

Educadores e educadoras, é com muito orgulho, que declaro fazer parte deste brilhante e exemplar time.

Ingrid Andrade
Enviado por Ingrid Andrade em 04/05/2012
Reeditado em 04/05/2012
Código do texto: T3650205