PARA MORRER DE RIR.....FUTILIDADE.

FUTILIDADE....MAS ENGRAÇADA E VERDADEIRA...

Uma noite, bastante tempo atrás, um homem já maduro sentou-se com sua acompanhante no Lucas Carton, restaurante em Paris, que até hoje está no mesmo lugar, junto a Madeleine. É um restaurante de luxo. Solicitou primeiramente uma garrafa de "Mouton Rothschild", safra de 1928.

O sommelier não trouxe nenhuma garrafa, mas um “decanter” (recipiente onde se coloca o vinho para respirar) de cristal cheio de vinho. Fez o gesto tradicional e serviu a prova.

O cidadão buscou o nariz para avaliar o aroma, e o fez de olhos fechados.

Com fisionomia de repulsa pousou o copo na mesa e disse asperamente:

Isso aqui não é um Mouton de 1928!

O sommelier contraditou dizendo que era.

O cliente, parecendo um grande conhecedor, veementemente disse que não era, categoricamente. Gerou-se uma discussão e algumas pessoas se aproximaram em volta da mesa, inclusive o "Chefe de Cozinha e o Gerente".

Tentaram convencer o cliente que era o vinho pedido, um Mouton de 1928.

Alguém resolve perguntar-lhe como sabia não ser o vinho pedido.

Disse então: meu nome é Phillippe de Rothschild, diz o cliente, modestamente, e fui eu que fiz esse vinho.

Silêncio sepulcral....

O sommelier de cabeça baixa, cabisbaixo e intimidado diante da grande revelação diz: realmente não era o vinho pedido, mas uma garrafa de Clerc Milon de 1928 que estava no decanter.

Segue explicando, o sommelier:

Desculpe, mas não consegui suportar a ideia de servir a nossa última garrafa de Mouton 1928. De qualquer forma, a diferença é nenhuma.

O senhor também é proprietário dos vinhedos de Clerc Milon, que ficam na mesma aldeia do Mouton. Solo de cultivo o mesmo, a vindima é produzida na mesma época, a poda também, o esmagamento das uvas se faz na mesma ocasião, o mosto armazenado em barris absolutamente idênticos. Engarrafados ao mesmo tempo.

Pode-se praticamente dizer que os vinhos são iguais, apenas com uma pequeníssima diferença geográfica.

Rothschild, então, discretamente, como era seu estilo, diz ao sommelier, próximo ao seu ouvido:

Quando voltar para casa esta noite peça à sua namorada para se despir completamente. Escolha dois orifícios do corpo dela muito próximos um do outro e faça um teste de olfato. Você perceberá a sutil diferença que pode haver numa pequeníssima diferença geográfica.

Convincente, o Phillippe de Rothschild.

PS- É uma história antiga conhecida, a da crônica elaborada.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 03/05/2012
Reeditado em 03/05/2012
Código do texto: T3646950
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.