O QUE É UM SUSPIRO, AFINAL?
Tive uma colega de trabalho que dizia: "Como é bom suspirar profundamente! Parece que um suspiro leva todas as energias negativas". Na adolescência sempre associei suspiro a amor. Víamos o eleito do nosso coração e suspirávamos de emoção. Quando não o víamos, suspirávamos de saudades. Quando ele nos trocava por outra, suspirávamos de dor. Quando o coração, transpassado pelo punhal da desilusão (oh! dor), chorava amargurado, um longo suspiro acompanhava o sofrer.
Porém, a gente amadurece e passa a ver a vida com olhos diferentes e eu me dei por conta que minha colega tinha razão. Um bom suspiro lava a alma! E o suspiro adquire variedades. Pode-se suspirar, não necessariamente de dor, mas de alegria, de euforia. Um suspiro pode acompanhar uma lembrança boa que se esconde longínqua nas curvas do passado. E pode-se continuar a suspirar por amor, a exemplo de antiga música que diz:
"Abraço apertado
Suspiro dobrado
Que amor sem fim"
Mas o que é um suspiro, afinal? Confesso que não sei definir. E um "suspiro dobrado"? Será um suspiro ao quadrado? Um suspiro vergado? Não sei. Só sei suspirar...