OUVI...SURPRESO, VERDADE INCONTESTÁVEL.

Andei minha vida quase toda de motocicleta, conheço bem o veículo. Na minha cidade, Niterói, meu berço amado, invadida por todos os lados, vendida como paraíso que já foi, quando virou inferno agora de certa forma, explosão imobiliária e congestionamentos irritantes, andam abusando com as motos.

Está fadada a querida Niterói, sinto e vejo, a ser uma Roma das motonetas, para que se possa circular sobre rodas, carro...i.mpossível.

Sobem as calçadas de moto, andam na mão errada, surpreendendo pedestres, etc. Cidade cantada em prosa e verso como gigante em IDH e renda máxima “ per capita” avaliados índices demográficos de concentração e renda.É uma cidade sitiada pela migração.

Atravessava eu na faixa de pedestre, que é bem respeitada, contrariamente a outras cidades ditas “educadas” como Curitiba, onde não respeitam faixa de pedestre, quando o sinal em uma das maiores vias abriu. Senti uma poderosa moto (das que eu gosto, e tenho intimidade, alta cilindragem) se aproximando, mas seu condutor sabia o que fazia, era um policial de batalhão de choque (pelos paramentos um verdadeiro Rambo, com pequena metralhadora acostada e cruzada em seu peito, fora outros acessórios de combate) e sobre a faixa avançou para interceptar outro cidadão com garupa em moto, e o fez.

Niterói, é um bairro do Rio separado pela ponte, com o arrocho no Rio, UPPS, pacificação de favelas, está recebendo os bandidos de lá fugidos, trazendo crescente violência, assaltos com morte (roubo tecnicamente, latrocínio) e outros delitos.

Com a “grita” da cidade, resolveram melhorar o policiamento, mandando "rambos". E quando virei, vi outros tantos, pelos menos dez motorizados em “trails”, Honda 650 do “Batalhão de Choque” da PM.

Estavam parados observando a abordagem em suas motos.

Por que digo isso? Mais a frente passo no jornaleiro meu amigo faz anos e conto o fato, e louvo o policiamento necessário. Diz o jornaleiro, inteligente e observador, embora com pouco estudo, “ O BRASIL ACABOU, ESTÁ PIOR DO QUE CEM ANOS ATRÁS, NAQUELA ÉPOCA NÃO TINHA RECURSOS, HOJE O BRASIL TEM RECURSOS E AS CRIANCINHAS MORREM POR FALTA DE ATENDIMENTO MÉDICO-HOSPITALAR”.

Parei, pensei, esse é um cidadão informado e inteligente que não estudou, PODE-SE CHAMAR ATÉ DE SOCIOLOGIA DE BOTEQUIM, MAS É PROFUNDA, VERDADEIRA, IRRESPONDÍVEL E INQUESTIONÁVEL SUA COLOCAÇÃO, COM DIGRESSÃO CENTENÁRIA, E PARA CALAR A BOCA DA CANALHADA POLÍTICA QUE DESVIA NOSSOS TRIBUTOS E AINDA DEBOCHA DE TODOS E NOS DEIXA À MERCÊ DE TODOS OS BANDIDOS, INVESTIDOS OU NÃO EM CARGOS PÚBLICOS.

NUNCA TINHA PENSADO EM FAZER UMA COLOCAÇÃO DESSAS, APRENDEMOS SEMPRE E COM TODOS, SEM OU COM ESTUDO E LEITURA.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 01/05/2012
Reeditado em 01/05/2012
Código do texto: T3643699
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.