SOBRE SER SINCERO.

Ser sincero é desnudar-se dos méritos e mostrar defeitos.

Não se achará um só humano que tenha somente valores positivos.

Havendo crueldade na conduta ou dela acompanhada, com a mentira e a traição, condutas opostas à verdade, irmã da sinceridade, serão execráveis.

Ninguém gosta de exibir a contramão de seus gestos reprováveis. Todos gostam de títulos, de reverências, de aplausos, galardões e fausto de pompas e galas.Primariedades de logos...

Em um simplório meio como a internet, em espaços por ela mantidos, abre-se um enorme laboratório para estudo, e gosto dele, aprendo com ele, senão com patologias múltiplas, claras, ao menos de projeções incontidas nos limites devidos.

Ler a alma é faceta de alguns, e quem escreve ou se lança a escrever, seja de que forma for, precária ou não, mostra sua aura, sua alma, e há os que conhecem mesmo de longe o que está por trás desse véu.

É nesse passo que compromete-se a sinceridade, ficam visíveis a soberba e a irrealidade, que não podem ser provadas, eloquentes na mentira que reforça a frustração.

Alardear conquistas não desmerece, ao contrário, engrandece e funciona como exemplo. Cortei meus estudos na irresponsabilidade da juventude quando contra a vontade de meu pai consegui trabalho aos dezoito anos, e trancava a matrícula no colégio da noite, no meio do ano, em prol das motocicletas e das farras, mas voltei a estudar por conta própria, alterando meus horários de trabalho e pagando meus estudos com meu pai com largas posses.

Foram duas conquistas, da consciência de quem era voltado não só para as farras como para a educação, e do senso material.

Os que dizem que ninguém deve se expor, o que representa, o que faz ou tem, ou fez, envolve o mito do “olho grande”, mera pobreza de espírito. Um desses personagens que não conhece os incipientes alicerces da vida, certa vez me disse " por que eu me exponho em internet". Achei graça...cada um tem um alcance....se expor(?). O homem não faz outra coisa. O problema era dela, preocupada com posições...

Tudo que se vive e ajuda ao próximo em termos de comunicação, deve ser passado, e muito mais as conquistas. Só não serve, ao revés desserve violentamente, é a mentira, a falta de sinceridade, mentira cujo berço é a mitomania, doença do caráter.

Jesus transformou água em vinho. Era soberba, demonstração de poder? Não, auxílio. Expulsou do templo seus vendilhões. Era ira reprovável? Não, irresignação desejável, ira santa por usarem a casa de seu Pai para mercancia.

“É a sinceridade que coloca uma coroa sobre nossas vidas”,diz o grande Confúcio, pontificando que “A sinceridade é o fim e o começo de todas as coisas”.

E coloca um ponto final nessa certeza:

“Observa o que um homem faz. Acompanha seus argumentos. Examina em que se apóia. Como pode um homem ocultar seu caráter?”

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 27/04/2012
Reeditado em 27/04/2012
Código do texto: T3636076
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.