Por que Deus não conserta o mundo?
(é antiga, mas ando meio preguiçoso e tem continuação...)
No fundo, no fundo, a indagação do Papa, no Museu do Holocausto, “onde estavas Senhor”, deve ter sido esta.
No meu caso ocorreu na hora do almoço, após uma reunião educativa, falando sobre Equipes.
Tentava mostrar para pessoas, crentes em DEUS, que as equipes têm uma estrutura burocratizada e que isto significa, tão somente, que a organização desta estrutura é feita segundo um critério de complexidade das funções. Quanto mais técnica, mais complexa a função, menor é o número da sua participação na equipe. Isto tem a ver, também, com economia. As funções mais técnicas e mais complexas exigem uma formação mais elaborada, muito mais meticulosa e por isso mesmo mais caras.
Este raciocínio pode até não ser muito bom, mas explica a estruturação da maioria das equipes de trabalho e justifica a desigual participação de funções mais complexas em comparação com as mais simples: elas são mais caras.
Aí falei a frase mágica: as funções são mais ou menos complexas, mas têm a mesma importância no jogo de construção da realidade social.
“É, mas as funções complexas são mais valorizadas ...”
Aí, não teve jeito, estava descoberto o conceito de hierarquia. O homem ao dividir as funções sociais, também, as hierarquizou. Agregou valor às funções, segundo uma lógica econômica: quanto mais rara, mais complexa, mais técnica, maior o valor, maior o poder.
“Então é isso, a pessoa cobiça as funções mais valorizadas, para ter mais poder ... ?”
É.
E quando assume, por um meio ou outro, tais posições, não as quer perder, agarra-se a elas a todo custo, ainda que com o risco da realização funcional das tarefas. Despreza, nega até, a idéia de que “todos têm a mesma importância”, principalmente no Serviço Público.
Diferentemente do Papa, entendo porque DEUS não conserta o mundo.
No céu não existe hierarquia. Não há valorização desigual das pessoas. No céu “todos tem a mesma importância”.
Deus não conserta o mundo por puro desconhecimento! Desconhecimento do conceito humano de hierarquia, de valorização desigual das pessoas!
João dos Santos Leite
Psicólogo - CRP-MG 04-2674
Ituiutaba – MG, 14/09/06