Entre montanhas e nuvens

As nuvens cinzas no horizonte anunciam a tempestade que se aproxima.

Evocam em mim duas lembranças: os temporais que enfrentei ao longo da vida, mas também as montanhas que eu via ao longe, do terraço de minha casa.

Se para muitos, a chuva era motivo para esconder-se em casa, para mim era motivo de alegria na infância e até na adolescência, pois tinha as ruas e o campinho de futebol só para mim.

É claro que não jogava futebol sozinho, porque não tinha graça, mas adorava correr na chuva e, sempre que tinha companhia, jogava futebol com os amigos no campo enlameado.

Os tombos eram inevitáveis, mas tudo era motivo de festa!

Bastava caírem os primeiros pingos e lá ia eu cumprir alguma missão que a minha imaginação determinara.

Lembro que certa vez vi uma vizinha caída no chão do quintal de sua casa, parecia desmaiada.

A primeira reação que tive foi correr para ajudá-la, mas algo me fez parar a observar a cena à minha frente – acho que um anjo enviado pelo Senhor – prestei bastante atenção e vi um par de fios condutores de eletricidade, com as pontas de cobre descobertas, em contato com a poça d’água em que estava desmaiada a minha vizinha, uma senhora já idosa.

Consegui um material isolante, um cabo de vassoura, se a memória já não me falha, afastei os fios para bem longe, acordei a minha vizinha, e pude ajudá-la a se levantar e voltar para sua casa em segurança, felizmente nada mais grave aconteceu.

Morar em uma baixada, com a imponente Serra dos Órgãos ao fundo, me fazia viajar na imaginação infanto-juvenil de ser um herói que pudesse salvar quem precisasse e, nas minhas experiências oníricas, também voar para lugares distantes até mesmo para a minha fértil imaginação.

O tempo passou e aquele menino cresceu, amadureceu e está a caminho do tempo em que lhe restarão apenas lembranças, e, longe do lugar em que cresceu, vive agora em um lugar muito plano, sem montanhas, sem mar, mas nem por isso deixa de usar a imaginação para enxergar nas nuvens do horizonte as montanhas da sua infância.