Pra não dizer que não falei do Facebook

NO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO? E é com essa frase que inicio o texto.

Não importa o que digam, o face é um fenômeno de popularidade. Mas como explicar tamanha ascensão, em meio a tantas críticas as rede sociais? Simples, o facebook comporta tudo que os críticos mais repudiam. Logo, ele é auto-imune as críticas, pois os críticos estão atualizando o status no mesmo - NO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO?.

Uma das críticas é que o jovem - de hoje - não lê, devido ao computador e consequentemente, as rede sociais. Mas pera ai, eu não sei se tô enganado, mas acho que a linguagem utilizada no computador: é a escrita. E se o moleque passar o dia inteiro diante da tela, ele só pode estar fazendo uma coisa: lendo. Então como é que a nossa geração lê menos? agente só não lê livros, mas passa o dia todo lendo postagens dos amigos, batendo papo, twitando etc. Agora falar da qualidade da leitura é outra coisa, mas o importante mesmo é que o jovem lê; e lê muito.

Outra crítica é em relação a falta de criatividade, daquele mesmo jovem que não lê, e de não saber escreve. Não! Isso só pode ser piada, como assim. Se o moleque passa o dia inteiro lendo, é porque tem quem escreva. E se o prende durante todo o dia, só pode ser algo criativo. Hora, só o que se vê é mensagens irônicas, tirinhas engraçadas, brincadeiras com imagens... A galerinha do facebook escreve muito, e é muito criativa. Há unica coisa que não sabemos escrever: é uma redação ou artigo. Mas que escrevemos, escrevemos.

Também existe aquela crítica que argumenta:"Quem vive em rede não dorme na cama". A expressão pode soar estranho, mas quer dizer que se você passa muito tempo conectado esquece da vida real - e consequentemente das pessoas ao seu lado. Essa crítica tem até fundamento, entretanto... É; não consigo apresentar um contra argumento. O que parece é que quanto mais tempo ficamos on-line, esquecemos a vida off-line. Entretanto, a culpa não é nossa - nem muito menos do facebook - a culpada é a violência, que não nos deixa sair - e um pouco de preguiça e sedentarismo também.

Perceberam uma coisa? Eu mau falei do facebook, e o título é:Pra não dizer que não falei do facebook! Eu falei mais das críticas relacionadas as rede sociais, mas do facebook que é bom, nada. Poderia resolver isso mudando o título, mas não sou sacana o bastante, vou continuar com a minha mediocridade textual até o fim. Entretanto vou tentar salvar o título com a conclusão.

Enfim a conclusão. Depois de um título mal colocado, de uma discussão mal fundamentada e de um texto medíocre; vem uma conclusão bitolada. Ou seja, não importa se lemos mais, se somos mais criativos ou se a solidão faz parte da nossa vida; o facebook é bom, porque é bom. É bom porque mesmo distante conseguimos nos relacionar com as pessoas importantes - e as que não são - em nossas vidas. E também porque gostamos de cutucar e curtir os outros. NO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO?

jeffeson moura
Enviado por jeffeson moura em 24/04/2012
Reeditado em 24/04/2012
Código do texto: T3631269