DIA DO LIVRO

Livros que se espalham pelo mundo levando consigo a história, os sonhos, as fantasias, o lirismo, as idéias e a imaginação humana. E nesse constante viajar, indo e vindo pelo mar, nos céus e nas rodovias, vai transformando vidas, ensinando, orientando, fazendo evoluir a mentalidade de quantos com eles se deleitam. São jóias de beleza, ternura, poder e sentimento, peças que enfeitam bibliotecas e são acariciadas, folha por folha, nas mãos dos que sentem prazer em manuseá-los e deixá-los embebedar-lhes as mentes como o melhor dos vinhos envelhecidos e de ótima safra. Então, como passes de mágica, abrem os olhos de quantos os leem, alargam sua visão, descerram novos caminhos e diversas alternativas com inesperados horizontes, repentinos universos, outras culturas, ecléticos conhecimentos.

Livros aos milhares, abordando milhões de assuntos em abundância, inúmeros desses semeadores de devaneios tecendo conjeturas, brotando fluidos pensamentos, rasgando estradas entre as cidades e países, construindo pontes entre nações e pessoas, globalizando a humanidade, iluminando o chão da ignorância, deixando abertas portas e janelas da alma quieta. Didáticos, ficcionais, biográficos, historiográficos, divertidos, aterrorizantes, são livros transportando para lugares longínquos ou para bem perto de nós, falando sobre tudo e sobre todos, traçando rotas, ilustrando o cotidiano, iniciando os primeiros passos das futuras gerações.

Livros vicejando como árvores nas florestas para alimentar as almas famintas, espraiando-se aqui e alhures à guisa de folhas que as tempestades carregam para os rios e os mares e vão sendo distribuídos além-mar. Livros explodindo palavras, juntando pensamentos, logrando o principal objetivo a que se propõem, qual seja o de educar, ensinar, aconselhar, concretizar sonhos, canalizar a cultura e o conhecimento para as mentes ociosas. Livros que falam em alto e bom som, cantam e choram pelas mãos de seus autores e através dos olhos dos leitores, professores silenciosos lecionando por meio das letras que se uniram para formar mentalidades.

Livros que se esmeram em transmitir os conceitos divinos, reviram espíritos e amoldam almas, que traduzem a palava de Deus na sua essência maior de exibir a salvação eterna por intermédio do Senhor Jesus Cristo. Livros composto em instantes de ternura, mágicos de toda poesia, belos de intensas fantasias, lindos por suas mensagens capazes de sorrir aos corações. São livros imprescindíveis, de cabeceira, na bagagem, nas malas de viagem, sobre as mesas e sofás, nas estantes, habitando bibliotecas, lidos e relidos, rabiscados aqui e ali, sublinhados em tantos parágrafos.

Livros construindo o mundo e o tornando novo, contemporâneo, atual, moderno, trens sobre o trilho da educação, automóveis nas estradas, aviões em passarada, caminhões com carga cultural, ônibus com passageiros cultos, livros enfim que lecionam no mais cândido silêncio e planejam nações desenvolvidas. Livros, livros, muitos, muitos, esse pão tão ansiosamente desejado pela alma.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 23/04/2012
Código do texto: T3629291
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.