Qual o papel das novelas?

A vida! Ah, a vida! Presente superior do qual dispomos para fazer o que quisermos. Tem gente que agradece todos os dias, outros sobrevivem e muitos simplesmente vivem intensamente cada pedacinho de tempo proporcionado por ela: A vida!

Viver a realidade é o caminho para o sucesso. Indivíduos com o pé no chão sabem mais das coisas e não se deixam influenciar pelas teledramaturgias que tomam conta do nosso horário nobre. E como ocupam espaço...

Muitas vezes, as tramas só mudam de atores, mas de história e roteiro, quase nada! Quer ver um exemplo clássico? Porque as meninas do núcleo pobre da novela sempre se apaixonam pelos ricos e viverão eternamente felizes? Nunca vi uma novela mostrar que a mulher pobre também poderá ter um futuro diferente, basta que queira. As oportunidades que surgem para ficar milionário não estão somente intrínsecas ao casamento. Mas também na capacidade e esforço de cada um que opte por estudar,abrir um negócio,se especializar,suar...ter atitude! A mulher conquistou e vem conquistando todos os dias o seu espaço e já somos protagonistas neste mundo. E nós temos, ainda que sejam em poucas quantidades, cada uma destas virtudes!

E assim compomos o elenco:

Os empregados são humilhados, as sogras são umas víboras, o genro é um folgado. O mais rico da novela sempre tem uma grande empresa, mas nunca o mostram trabalhando. A mocinha que sonha com o príncipe, a vilã que parece só viver para destruir a vida do inimigo, a presença de um núcleo mirim, o galã...

E... Um autor que escreve tudo isso pra você se entreter!

Aqui fora o trabalho é árduo demais, a vida é dura demais. E nada melhor do que assistir estas bobagens para esquecer um pouco das dificuldades.

Por outro lado, ainda há o que se aprovar em meio a tudo isso. Apesar dos famosos clichês, as novelas possuem lá seu papel...contribuem para que muitos se identifiquem com o que está vendo. Um bom exemplo são os incentivos, que mesmo em doses pequenas, aparecem na telinha como forma de alertar uma possível ação diante de acontecimentos da realidade.

Daí citamos o papéis sociais das tramas ao retratar o relacionamento familiar, o combate as drogas, a prevenção de doenças e importância de se doar órgãos, o uso consciente de preservativos, a violência doméstica muito divulgada e indispensável para que o agressor seja preso, e outros que "sacodem" de vez em quando os telespectadores.

Não importa o jeito novela de ser, basta que se tenha disposição e pé no chão ao optar por assistí-la. A trama é entretenimento? sim, é! Mas é muito mais alienação! Cuidado.

Ingrid Andrade
Enviado por Ingrid Andrade em 23/04/2012
Código do texto: T3628891