22 de abril

Hoje a data nos remete a comemorar o descobrimento do Brasil e isso aprendemos na escola desde criancinhas.

Nos contam aquela história de que Pedro Álvares Cabral ia com sua esquadra para as Índias e que uma tempestade o ‘empurrou’ até a costa de uma terra que acharam ser as Índias, pois avistaram muitos índios, e aportaram. Vendo que se tratava de uma nova terra, trataram logo de dar-lhe um nome Ilha de Vera Cruz e depois Terra de Santa Cruz e finalmente Brasil. (Estes os nomes mais conhecidos).

Para mim não deixa de ser um romance da verdadeira história, vieram é tomar posse da terra e explorá-la. Vieram tomar posse das terras divididas com a Espanha através do Tratado de Tordesilhas.

A data não é tão comemorada e é até esquecida, lembramos e comemoramos muito mais a véspera que é dia de Tiradentes.

Porém e apesar de toda exploração que fizeram da terra brasileira e de seus ocupantes, os indígenas, é um fato histórico que aconteceria um dia ou outro.

Antes de terminar, hoje comemoramos também o dia do Planeta Terra, mais do que comemorar este dia temos que refletir que planeta queremos para nossos próximos anos, décadas, enfim, para nossos descendentes.

Dias comemorativos, mais do que a celebração e comemoração, são datas para debates e reflexões acerca do que se é comemorado.