Se os brasileiros fossem tão patriotas quanto torcedores, tudo seria diferente

Não gosto de falar sobre a corrupção e das suas causas, porém ao senti-la no cotidiano não tenho como fingir que ela não está matando milhares de pessoas todos os anos. Em consequência da má gestão e dos desvios de alguns, a educação, a saúde, a segurança e a falta de infraestrutura encontram-se desse jeito.

Termos que ser patriota é apresentar sentimento de amor e devoção ao país no qual nascemos e vivemos, para isso cada um deve mudar as suas atitudes e pensar mais na população, chega do tal jeitinho brasileiro ou de ter benefício em tudo. Para ser um brasileiro de verdade tem que vestir a camisa e não aceitar mais o que está acontecendo, pois lugar de corruptos e corruptores e na cadeia.

Há mais de 2 milênios na Roma Antiga já tinham essa preocupação, naquela época Cícero já defendia que o cidadão tem por obrigação, primeiramente pensar na pátria e em seguida nos seus familiares. Nesse sentido, a princípio todos teriam o dever de ter uma conduta condizente. Porém, infelizmente não é assim!

São muitas as condutas impróprias e sabemos que até mesmo em países desenvolvidos com o intuito de beneficiar pessoas, empresas, políticos e seus partidos: em nosso país seria diferente? Aqui, práticas corruptas são tidas, em certas ocasiões, como necessárias para superar barreiras burocráticas, difíceis de serem contornadas, segundo as normas vigentes. Então o que deve ser feito?

Uma das formas é não aceitarmos o que está acontecendo, fazer a nossa parte. Um simples ato de não jogar lixo nas ruas; de não depredarmos os bens públicos; de denunciar os faltosos; de não sonegarmos impostos; de cobrar das autoridades competentes; de não vender seu voto por simples promessas ou benefícios particulares; de acompanhar seus candidatos durante seus mandatos, dentre tantas outras atitudes fará muita diferença.

Afirmo: se os brasileiros fossem tão patriotas como são torcedores por futebol, com certeza, seríamos uma nação de 1º mundo, com educação, saúde, segurança e saneamento básico de qualidade.

Consequentemente, não basta apenas usar camisetas, desfilar com carros enfeitados com adereços com cores da bandeira nacional ou assistirem aos jogos da seleção em época de copa do mundo com gestos de euforia. Tem que fazer algo mais para que possa falar que é um brasileiro de verdade.