Por que as crianças não brincam mais de ser professor?

Começo minha reflexão com a seguinte pergunta: Aonde foi parar o encanto de ser professor?

Pois bem, esta indagação nos faz pensar nas inúmeras dificuldades que educadores espalhados por todo o país, carregam todos os dias no seu caderno de planos, lamúrias,anotações, avaliações...sonhos! A insatisfação de milhares de educadores vem à tona por conta de baixos salários, trabalho excessivo e pouco ou nenhum reconhecimento.

O que se vê diariamente é uma falta de compromisso com a educação brasileira que se intensifica todos os dias. O contraditório é tentar entender porque uma profissão tão nobre capaz de formar o futuro é tratada de maneira medíocre pela sociedade.

Em sala de aula, quando criança e até por ouvir depoimentos de colegas, já vi muitos pequenos tentando imitar professores. Que gesto natural e nobre,não? Perceber que o ato de ensinar está ali presente desde a infância, sendo internalizado e compartilhado sobretudo com amor e dedicação ao outro.

No entanto,os nossos valores mudaram e para o efeito contraditório já visto nesta reflexão. Há quem pense só em si mesmo, na desvalorização, na falta do encanto de ensinar e aprender, na falta de compromisso com a escola e com os amigos educadores.

Como espelho, somos o reflexo para estas crianças, que acabarão por internalizar o contraditório no lugar do amor de compartilhar o que já sabe e o que ainda poderá descobrir. Simplesmente deixarão de lado mais esta velha brincadeira... Não querem mais brincar de ser professor!

Ingrid Andrade
Enviado por Ingrid Andrade em 20/04/2012
Código do texto: T3623194