O medo e o exercício vivencial

Não tem quem diga, mas eu sou uma pessoa extremamente ansiosa, só que eu me trabalho constantemente. Vez por outra eu me vejo perdendo a paciência, mas como sei o que fazer para me acalmar, fica mais fácil de voltar ao ponto de equilíbrio. Por isso eu sempre digo que viver é um exercício constante. Se não fosse isso, já teria morrido.

Quando criança, minha mãe gritava comigo: “menino você vai morrer do coração”. A minha emoção é muito intensa e eu quero tudo para já. Desenvolvi algumas técnicas para me manter em ordem enquanto espero e aprendi a esperar. Paciência é uma virtude que se consegue com o tempo, com exercício e muita, muita dedicação feita todo dia.

Geralmente, quem é muito ansioso tem também muito medo. Medo de não conseguir, medo de perder, medo de morrer. Esses são só alguns exemplos, mas existem infinitas formas diferentes de se ter a mesma coisa, medo! O medo também se trabalha com dedicação, observação e exercício. Tudo na vida é exercício, tenha certeza disso.

O mais maravilhoso dos virtuosos, em qualquer que seja o ramo, desde a música até a mais exata das ciências, dedica a sua vida a exercícios diários, constantemente, por que nós, meros mortais seríamos diferentes? A bondade também é um exercício, o amor é um exercício, a paz é um exercício. São exercícios que fazemos a partir de dentro da gente.