Essa Dona Corrupção

O judiciário Brasileiro está às portas de um dos mais famigerados julgamentos de sua história, nos próximos meses, será colocado em pauta o maior caso de corrupção do país, conhecido popularmente como “mensalão”, nem vou perder meu tempo procurando nos dicionários o sentido da palavra corrupção, pois a coisa não precisa de nome quando nos causa asco; claro que a corrupção é algo hediondo e nós como cidadãos ficamos escandalizados , protestamos e reclamamos punições severas, fim da impunidade e outras medidas austeras que protejam o patrimônio público, sou a favor de todas elas, mas é preciso convir que apenas combatem o efeito e não a causa.

Atrevo-me a dizer que a corrupção é um mal que muito improvavelmente jamais será extirpado do seio social, pessimismo? Não... Fato! Existem meios de se minorá-la e propostas existem, a instituíção do voto distrital e o fim do financiamento de doações de recursos privados para campanhas são algumas medidas; eu sou um pouco radical, penso que uma maneira de diminuir esse mal é mudando nosso sistema de governo do presidencialismo para o parlamentarismo, o presidente não satisfaz? Muda-se o presidente, o parlamento não satisfaz? Dissolve-se o parlamento e convocam-se novas eleições tudo sem precisar esperar longos anos até o fim do mandato, argumenta-se que o Brasil é um país jovem e que não tem a cultura para sustentar um sistema assim, mas o que dizer do Estado de Israel por exemplo? Criado na década de 40 sob o sistema parlamentarista pelo que se sabe até hoje funciona. Mas discussões ideológicas a parte a mudança do sistema de governo por si só não resolve o problema.

O problema pode começar em casa! Como? Os pais ensinam os filhos a serem corruptos? Bom... não exatamente: “Mamãe deixa eu faltar à aula hoje? Se você deixar eu lavo a louça” é claro que eu não estou comparando esse simples fato corriqueiro aparentemente inofensivo com o desvio de milhões, mas não deixa de ser uma forma de corrupção, como diria o Mestre Jesus “Um abismo chama outro abismo” não estou dizendo que todos os que fizerem isso se tornarão corruptos, isso é apenas para mostrar que a tendencia para ser corruptível está no ser humano, é um problema cultural e espiritual e não institucional e não tem jeito: temos que bater na velha tecla de incutir nos pequenos valores como Honestidade, fé, temor a Deus e toda aquela papagaiada tão fora de moda para o século 21, e eu disse pequenos porque sinceramente é muito, muito improvável que homens feitos já com bagagem de valores e tendências mudem suas atitudes, tenho esperança que sim, como todo bom cidadão e cristão creio na mudança profunda operada pela fé e pelo arrependimento, mas não podemos esperar passivamente , pois a bem da verdade isso só acontece através da dor, que é o principal móvel da conduta humana, ouço sempre que “os jovens são o futuro da pátria” futuro do ponto de vista da idade física sim, mas o futuro não se faz com pessoas somente e sim com ideais, eles são a semente; jovens vem e vão desde que o mundo é mundo, os ideais permanecem esperando solo propício para florescer.

Jorge Luis – 18/04/2012