Reclame Menos e Faça Mais

Não é raro encontrar pessoas que quando passam por momentos difíceis, reclamem de suas vidas. As reclamações são sempre as mesmas: "Por que minha vida é tão ruim?", "O que foi que eu fiz de errado?", "Por que minha vida é tão complicada?".

Também existem aquelas pessoas que chegam ao cúmulo de reclamar de Deus. Vou explicar melhor. Às vezes morrem pessoas que amamos muito, ou passamos por períodos de grandes dificuldades, sejam elas financeiras, emocionais, ou uma outra dificuldade qualquer que nos cause algum tipo de transtorno. Nessas horas é muito comum escutarmos a seguinte frase: "Por que Deus fez isso comigo?".

O engraçado, é que nenhuma dessas reclamações fazem o menor sentido. Digo isso, não para diminuir o sofrimento ou menosprezar o sentimento dos outros. Digo isso para mostrar que tudo o que acontece em nossas vidas, sejam coisas boas ou ruins, acontece em consequência de nossos atos.

Isso significa dizer que se plantarmos sementes boas, colheremos bons frutos e nossas vidas serão menos complicadas. Por outro lado, se plantarmos sementes ruins, os frutos serão de má qualidade, ou pior, nem existirão os frutos, e o que hoje nos parece ruim, podem ter certeza de que ficará pior ainda.

Para finalizar, deixo aqui uma frase, que a partir do momento em que comecei a adotá-la em minha vida, as coisas melhoraram bastante, e mesmo quando os momentos ruins aparecem, e podem ter certeza de que eles irão aparecer, aprendi a lidar melhor com eles: "Reclame menos e faça mais".