A BANDA .

 

     Das mais doces lembranças que tenho lá do interior da minha terra, mais precisamente de uma das belas cidadezinhas do sul de Minas, sem nenhuma dúvida é a da banda de música de um dos meus tios maternos .

     Ele , meu tio, entre outras coisas era o maestro e seus dois filhos mais velhos, meus primos, tocavam instrumentos diferentes um deles o clarinete e o outro um trompete .

     A banda, ou a furiosa como era chamada , acompanhava enterros, procissões, tocava em missas e algumas vezes animava a festa de um ou outro casamento . Nos intervalos, os músicos comiam e bebiam a vontade e até hoje não consigo entender como continuavam tocando sem desafinarem, confundirem as partituras e não saírem completamente do tom .

      Nessa mesma bandinha , que se não me falha a memória era composta por uns doze músicos também tinha um outro tio, o mais velho de todos e seu instrumento sempre me impressionou pois era o maior deles, o mais barulhento e me atrevo até a dizer, o mais escandaloso. O tal instrumento era uma espécie de tuba .

      Não sei explicar bem a importância de uma tuba numa banda mas me surpreende que o enorme instrumento fosse conduzido e tocado com todo orgulho por um senhor já beirando seus oitenta anos.

     Engraçado é que o instrumento que sempre chamei de tuba , e assim o chamava porque meu tio sempre repetia que era tocador de tuba, na verdade se chama “sousafone” .

    Tem algumas pessoas que me chamam de saudosista. Tudo  bem, até posso ser um saudosista mas prefiro mil vezes ser um deles do que me transformar num alucinado e ridículo dançarino de funk .

     As bandinhas ou melhor, as furiosas sempre me encantaram e já adolescente, nas minhas viagens por cidades do interior tive o enorme prazer de assistir a alguns recitais em coretos de lindas pracinhas e, juntamente com senhores e senhoras de meia idade cujos olhos brilhavam de satisfação , me deixava levar pelas doces notas musicais e viajava pela minha memória e nos arquivos das melhores lembranças.

    Os jovens que assistiam aos recitais estavam muito mais interessados em olhar de rabo de olho para as meninas e vice versa. .

    Só quem  nunca assistiu é que não pode imaginar o tom solene de um enterro acompanhado por uma bandinha . As lágrimas parecem ser mais sinceras, a dor faz as feridas sangrarem um pouco mais embora, na maioria dos casos no dia seguinte já estejam completamente cicatrizadas .

    Como sou apaixonado por música, com uma enorme tendência para os instrumentos de corda, não desprezo os de sopro e de repente, ao recordar aqueles dias  em que  o som forte das tubas ou sousafones entravam sem pedir licença pelos meus ouvidos, fico me perguntando qual instrumento realmente gostaria de tocar ao ingressar numa furiosa .

    Os trompetes são meio sem graça, os pratos fazem muito barulho e os clarinetes quase não aparecem.

    Como geralmente, pelo menos nas furiosas que assisti e até acompanhei, os sousafones eram tocados e carregados com algum sacrifício pelos mais idosos, vou ficar com esse instrumento.

    Me dá a impressão de que quem toca um sousafone não é incomodado por aquele barulho bem grosso , grave e forte.....

 

                            *********

 

      .....sousafone é um instrumento de sopro da família dos metais. Trata-se de uma tuba  especial que o executante apoia no ombro para que possa executá-la enquanto anda ou marcha. É o maior dos instrumentos de sopro. (...fonte : Wikipédia do google.....)


DSC05518.JPG



(.....imagens google.....)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 17/04/2012
Reeditado em 04/06/2013
Código do texto: T3618118
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.