REZADEIRAS DE RAMINHO

Autor: José Gomes Paes

Em: 16/04/2012

Nas histórias infantis, as crianças ouvem muito falar nas Fadas Madrinhas, que fazem milagres com suas varinhas de condões. Por aqui também temos as nossas, se bem não são fadas, mas fazem muitos milagres, que são as nossas REZADEIRAS DE RAMINHOS em todos os interiores do Amazonas, rezando e curando as pessoas, principalmente as recém-nascidas de mau olhado, quebranto, espinhela caída, vento virado, fogo selvagem, vento caído e erisipela e outras doenças.

Essa tradição vem de pai para filho desde os tempos remotos de nossas gerações, são crenças que existem até os dias de hoje e que jamais deixarão de existir, assim também como as nossas PARTEIRAS que continuam ajudando nos partos das mulheres e fazendo seus milagres.

Lá no interior onde nasci minha mãe sempre nos levava a casa de D. Josefa Marques (já está na casa do Pai) uma velhinha muito alegre, simpática e que transmitia muita paz, e que rezava muito bem, diz à mamãe que a melhora acontecia na hora, era só ela acabar de rezar. Ela tirava o raminho da planta juntava uma vasilha de água e rezava e abençoava fazendo o sinal da cruz em cima da criança recomendava um banho com ervas medicinais para completar a cura. Até os dias de hoje nós acreditamos e estamos passando para as nossas filhas.

Certa vez quando estava em Boa Vista-RR, minha filha começou a passar mal, ficando toda branca, olhos virados, querendo desmaiar, a carregamos nos braços e procuramos saber onde tinha uma rezadeira, pegamos o carro e nos dirigimos imediatamente a sua casa, chegando lá ela pegou o raminho e começou a rezar, passado alguns minutos a minha filha já estava se espertando, recuperando do mau estar que a tinha acometido. A partir desse momento passei a acreditar muito mais nas nossas queridas REZADEIRAS, recomendou que tomasse um banho de ervas medicinal e chá de camomila.

As praticas da REZADEIRAS é uma questão de fé e que muitas vezes os médicos e nem os medicamentos resolvem. Em sua maioria não sabem ler ou escrever, mas sabem todas as suas orações.

Reconhecem que esse é um dom dado pelo criador, as verdadeiras REZADEIRAS fazem esse trabalho gratuitamente com muito amor e carinho, aceitam quando alguém lhes dá alguma coisa.

Elas realmente são Verdadeiras Guardiãs do nosso povo interiorano.

FIM

José Gomes Paes
Enviado por José Gomes Paes em 17/04/2012
Código do texto: T3617203