Trabalho e Morte

Algumas vezes fico a matutar sobre o trabalho e a morte. O primeiro, requisito de maioridade, indispensável à conquista da liberdade, autonomia e sustentação da personalidade, da pessoa, em condições de dignidade e respeito, habilitando-a para o alcance da segunda dimensão, com serenidade, o inexorável destino do ser vivo: a morte.

Refletindo, é possível notar que uma grande parte das pessoas, próximas à morte, seja a sua própria ou de algum ente querido, se desespera, assume um atitude de desolação, de desamparo que beira à depressão: insônia, perda de apetite, isolamento, choro, uma lástima. Essa vivência depressiva é sinal evidente que a cultura ainda não consegue lidar, de maneira mais espontânea e serena, com o fim inevitável de todo ser vivo.

Outra situação curiosa é o costume das pessoas responsabilizarem o trabalho pela depressão, pelo estresse e pela morte.

Entrando na velhice, momento que passou a ser denominado, por razões econômicas, politicamente corretas, conforto emocional, “melhor idade”, numa clara negação coletiva e midiática da morte, assim, como muitos da minha geração, tal quais tantos antecessores, recuso a compreender a velhice como a “melhor idade”, também não concordo que o trabalho mate. O trabalho cansa!

O doutor expira em sua mesa de consultório, o jogador tem um colapso na batida do pênalti, o cortador de cana, cai fulminado debaixo de um sol de 40°. A autopsia de cada um deles poderá indicar infarto agudo do miocárdio, colapso do sistema circulatório, aneurisma fulminante.

Doença, sim, mata. Não o trabalho.

Mas será muito reconfortante a explicação que o trabalho do doutor, ouvindo queixas mirabolantes de pacientes psiquiátricos todos os dias, a tensão alucinante do ídolo, ante a cobrança de sua torcida maluca, o esforço sobre humano do trabalhador, acossado por usineiros exploradores, foram os responsáveis pelas mortes destas pessoas.

Ninguém morre de trabalhar. A pessoa morre de velhice.

O que mata antes da velhice é doença que não tem cura.

E o que mais mata antes da velhice, sem ser doença que não tem cura, é a injustiça social, que não permite às pessoas que morrem, antes da velhice, de doença que tem cura, tenham acesso ao tratamento de suas doenças tratáveis!

Outra coisa que mata antes da velhice é acidente de trabalho.

E o que causa acidente de trabalho, são as condições insalubres do trabalho, não o trabalho!

João dos Santos Leite

Psicólogo - CRP 04-2674

Joao dos Santos Leite
Enviado por Joao dos Santos Leite em 16/04/2012
Código do texto: T3616138
Classificação de conteúdo: seguro