Salve Carlos Silva, filho de Aporá!
 
Hoje Carlos Silva faz aniversário...

E junto minhas letras, ás homenagens prestadas, com alegria e entusiasmo a este amigo que tenho como a um irmão...

Nós nos conhecemos nas estradas da vida, num momento em que nossos pendores artísticos nos juntaram...

Eu, um poeta em primeiras letras, ele, um cantor, repentista, poeta de longa data.


Assim, rendo as minhas homenagens, senão ao homem que comemora seu nascimento, vindo das serras de Aporá, ao amigo e irmão que tem me inspirado desde o instânte mágico de nosso primeiro encontro.

O que possibilita que minha homenagem se estenda ao homem também é a postura ética, consciente, critica mas bem humorada, um tanto ácida vez e outra, que o poeta assume em suas composições, somadas á lírica presente em outras no rol vasto de suas produções...


Dá gosto de ouvir o seu mais novo Cd, “Carlos Silva – Poeta Cantador”, produção independente, que tem entre as suas 16 faixas a música “Estrangeirismo” com Carlos Silva e Sandra Regina como autores, que é um grito de alerta pungente a favor da cultura brasileira.

E enquanto cordelista destaco neste momento, os cordéis “Os Cem Zés de Itamira”, “Patente de Capitão” e “Mestres da Literatura”, este último que em outubro de 2011 já estava em sua 2° edição...


Carlos Silva esteve comigo, aqui em casa, num encontro fraterno, que desnudou um pouco o véu de desconhecimento que nos cercava. Falamos de tudo, lemos poesias, ouvimos suas músicas, almoçamos, num dia de confraternização...

E Carlos Silva é encantador!

Tem desses encantos, que curados pela vida, e embebidos de carisma próprio se constituem em gotas de mel, para bocas, mal afeitas ao fel copioso, quase sempre presente nas grandes cidades, como é o caso daqui onde moro, a cidade de São Paulo, capital, tão cinza!

Carlos Silva estava no trecho, vindo da Bahia, onde deixará a esposa e filhos, dos quais sentia saudades profundas... Assim, o cantor, poeta, repentista é um homem de família, e a ela rende inúmeras homenagens...

E dá gosto de ouvi-lo falar daqueles a quem ama!

Enternece... Suas palavras com uma carga triste, também é doce...


Como é bom ver um cara assim...

Sai atraz de um sonho, apoiado por esposa e filhos... E faz de tudo para levar o pão para casa, e mais, faz de tudo para ser um pai, um homem... E um homem dos tempos de meu pai, que é bem diferente dos pais de hoje...

- Hoje a paternidade é quase oca, vazia, sem comprometimento...


O Carlos Silva me traz uma sensação única de vida...

Uma vivência que não tive e que possivelmente nunca terei...

Ele me emociona, de uma forma única... E traduz de uma forma poética um clima que eu demoraria um pouco para tentar definir...

Em algumas fotos dele, por exemplo, há um quê, que fala tantas coisas, onde faço uma leitura de mundo incrivel...

É fascinante a bagagem que Carlos Silva  tem...

Pena que não deve receber a valorização que merece...
- Mas isso é coisa de um pais feito para emburecer os outros... E não para emancipar quem quer que seja...


Sei que ele tem lutado muito com suas poesias e seu violão em busca de passar para os outros algo de bom...

Tudo o que ele escreve e canta é a sua vivência, vem da sua alma... Ele tem um dom precioso,  que é a sua simplicidade, no falar e no agir!


Eu ficaria contente por saber que Carlos Silva  tenha recebido algum reconhecimento...

A arte, a música, enfim a cultura popular tem o poder de formar opiniões...

É como a leitura de um bom livro, com certeza ao término dele você não será uma pessoa diferente, mas a leitura terá sido uma mola propulsora, para ajudar na sua formação de caráter e opinião... 

Quem acha que em nosso país os politicos estão preocupados com a cultura?


A maioria quer ver o povo com a mente fechada e não aberta...

Por tudo isso o trabalho de Carlos Silva  e de tantos outros formadores de opinião não tem sido valorizado pelo nosso governo.


Seja como for, onde Carlos Silva estiver, ele estará ensejando sonhos loucos... Voos a partir de Aporá... E coisas que tais...

Escolhi para ilustrar estas minhas palavras, uma foto de Carlos Silva, retirada de um seu perfil na internet, - Ele é presença constante na rede, com um violão em uma posição “ameaçadora”...

Esta leitura da foto é bem minha, mas garanto, creio que Carlos Silva tem muita munição...

E esta bem armado, tem voz, tem poemas, tem cordéis, tem o seu violão, para ameaçar á inertes consciências e corações...


Quero estar junto a estes guerreiros com minhas letras...

Esta fileira de guerreiros naturalmente se agigantará!

-Quem dentre meus leitores nos acompanhará?

A revolução, sem guerras, mortes, a que se lança Carlos Silva, filho de Aporá, é lenta, mas também é inadiável, incontrolável...

Esta revolução a que ele e outros abraçam tenazmente se chama evolução!
 

Edvaldo Rosa
www.sacpaixao.net
14/04/2012