O OITAVO DIA COM OS AMIGOS - “CAJUEIRO DA PRAIA/ PRAIA DA BARRA GRANDE” – PARTE 15.

Hoje no café da manhã a notícia que meus amigos turistas mais comentaram foi o resultado da votação para eleger as Sete Maravilhas do Piauí. O Sistema Meio Norte de Comunicação, através do Meionorte.com via rede social realizou um concurso que somou milhares de votos para eleger os novos sete locais mais belos do Piauí. O resultado foi o seguinte ( abril/2012):

1ª. Lugar - Delta do Parnaíba com 30% dos votos, fica no extremo norte do Piauí, com dunas, mangues, ilhas fluviais, um belíssimo cenário paradisíaco.

2ª. Lugar - Catedral de Picos – com 24% dos votos. Ela tem 40 metros de altura, 90 vitrais, altares em mármore de carrara e alguns detalhes em metal vindo da Itália.

3ª. Lugar - Barra Grande – belo litoral com ventos propícios para a prática do kitsurf.

4ª. Lugar - Cachoeira do Urubu entre Esperantina e Batalha.

5ª. Lugar - Cachoeira do Xixá em Batalha com suas belas quedas d´água.

6ª. Lugar - Morro Gritador em Pedro II, com 280 metros de altura e ventos uivantes.

7ª. Lugar - O Casario em Amarante – casas cobertas de azulejo florais portugueses.

Pois bem, depois de termos nos inteirado das últimos notícias e termos saboreado o farto desjejum , tomamos rumo para o município do Cajueiro da Praia, cidade praiana que fica aproximadamente a 70 km da cidade de Parnaíba. Ele foi emancipada e desmembrado da cidade de Luis Correia em 1995. Fomos pelo PI 310, mas tem acesso também pela PI 116. As estradas são asfaltadas e lindas paisagens são oferecidas no percurso da viagem. Carnaubais, dunas, lagos etc.

A grande atração turística do muncípio do Cajueiro da Praia, são suas praias primtivas, tranquilas e livres de poluição. São elas: a Praia da Barrinha que é uma aldeia de pescadores com casas coloridas e praias calmas e limpas, Praia do Sardim com dunas e coqueiras, Praia do Morro Branco com mangues, pedras e pássaros, Praia da Ilha Dantas com piscina natural e diversidades de algas, Praia Babaço com coqueiros e manguezais, Praia do Itam com suas conchas e vista para Bitupitá e a Praia da Barra Grande, o terceiro lugar mais belo do Piauí. Em virtude da prática do kitsurf, esporte muito explorado nessa região e também pela tranquilidade e beleza do local a procura de pousadas na Praia da Barra Grande aumentou e hoje tem mais de onze simpáticas pousadas que apesar de rústicas são confortáveis e estilosas.

O município do Cajueiro da Praia ainda é pouco explorado por isso preserva suas belezas naturais, praias limpas, mar azul e a reprodução do peixe- boi se multipla a cada dia graças ao trabalho do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - IBAMA. Algumas fazendas de camarão de reprodução em cativeiro são encontradas no município. A cidade fica na divisa com o Estado Ceará, podendo ser visto margeando o rio Timonho o povoado cearense de “Almas”.

A Praia de Barra Grande é um lugar tranquilo. Ainda não foi descoberta pelo turismo de massa, mesmo assim já apareceu em destaque na capa, na edição de Julho de 2011 da revista Bons Fluidos (publicação Editora Abril).

As pousadas na Barra Grande têm um estilo diferente, a carnaúba decora os ambientes fazendo até paredes ou ornamenta o espaço interno com colunas e outros detalhes, é o requinte misturado ao rústico. A coberta das casas e das pousadas são geralmente de palha e as redes balançam nas varandas. O cardápio a base de peixe, camarão e caranguejo estão presentes em qualquer restaurante. As ruas são estreitas e sem calçamento, as areias brancas e fofas massageiam os pés de quem passeia a pé. As luminárias artesanais enfeitam a cidade, algumas de cipó outras de palha, o artesanato dá um toque elegante e requintado nas ruas, nas pousadas e nos bares.

Final da tarde, hora de retornar. Meus amigos não paravam de registrar todos os momentos, todos os detalhes, toda aquela beleza ímpar. No caminho de volta fomos olhando as fotografias. Belezas que não dá para relatar. Coisas da natureza. Começamos a programar o dia de amanhã. Um passeio pelas ruas de Parnaíba para conhecer os monumentos, casarões e um pouco mais de nossa história, foi o que ficou combinado. O jantar foi a base de caranguejo. Quebrando e comendo com farofa e baião de dois. Tudo isso nas proximidades no Rio Igaraçu, afluente do Parnaíba, mas precisamente na Rua Quetinha Pires, Bairro do Carmo, no Bar e Restaurante “Caranguejo Expresso”.

..........................................................................

Parte 15 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. “ Monumentos e Casarões de Parnaíba” será a – Parte 16.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 12/04/2012
Reeditado em 18/04/2020
Código do texto: T3607584
Classificação de conteúdo: seguro