***JARAQUI - BANDEIRA DO AMAZONAS***

Autor: José Gomes Paes

11/04/2012

Quase sempre nos finais de semana, vou a Feira Coberta no Porto de Manaus, comprar o peixe nosso de cada dia. Digo isso porque sou apaixonado por peixe e se tiver na mesa todo dia eu traço, principalmente o Jaraqui que é conhecido como a bandeira do amazonas, se bem que a cores do seu rabo é preto e amarelo e as cores da bandeira do amazonas é vermelho e azul.

.Não tem nada ver, talvez por ser um peixe mais barato e gostoso de comer em todos os diversos pratos, quer assado, cozido, frito, sal morado, escabeche, etc, inclusive o povo tem um ditado popular que diz: “Quem come Jaraqui não sai mais daqui”, isso para os que chegam de outros estados.

Tem uma coisa muito saborosa desse peixe, sua ova. Muito saborosa e degustada pelas pessoas. Aqui fazem o “caviar” de dar inveja para os franceses.

O Jaraqui é muito consumido pelas pessoas de baixa renda, por ser um peixe mais em conta e por ter nas feiras todas as estações do ano, sendo mais escassos em alguma época.

Quando era menino no interior, a pescaria do Jaraqui era a que eu mais gostava. Pescava muitos outros peixes, mas a do Jaraqui me chamava muito mais atenção. Os cardumes vinham em arribação e adentravam no Lago do Taboarí, pelos seus “roncos” e quando boiavam sabíamos que estavam no lago.

O Lago do Taboarí é um dos mais lindos que temos em Urucará, águas pretas bem claras e muitas praias nos meses de Setembro e Outubro, época boa dos piqueniques e das pescarias dos Tucunarés.

A pescaria era artesanal de caniço e com isca de tucumã-piranga, era um tucumã de cor vermelho e polpa muito liguenta, o estrovo era de 4 anzóis em forma de cruz, com a polpa do tucumã amarrada na linha do caniço, acima do anzol. Também tínhamos o camurí com isca de manga e o tucumã-piranga, bem o camurí era um “chama” com uma certa medida de profundidade e igual a do caniço.

Bem, aí funcionava assim, quando o Jaraqui vinha comer a manga do camurí, em silêncio aproximávamos do camurí e colocávamos a linha do caniço bem ao lado da bóia do camurí, o Jaraqui largava a isca do camurí e vinha comer a isca do caniço, quando dava o sinal na bóia para fisgarmos o peixe, muito bom, principalmente quando estava ovado.

Na beira do lago preparávamos o peixe assado e comíamos com farinha do uarini, sal, tucupi e pimenta a gosto, que maravilha. Só experimentando você poderá me dizer se há coisa mais gostosa que essa?

Pescávamos também com a Caranguejeira, tratava-se de uma armadilha. Preparávamos uma roda de arame de uns 15cm de diâmetro e ao seu redor amarrávamos anzol (pequenos de pegar sardinha), em torno de uns 8, daí amarrávamos o tucumã-piranga bem ao centro da roda entre os anzóis, com uma linha na medida certa de profundidade e uma bóia no final. Quando o peixe vinha comer e se transava nos anzóis, saía em disparada levando a bóia.

Muito interessante e eu me apaixonei muito por este tipo de pescaria que aprendi com meu pai e tios. Espero que tenham entendido, procurei explicar da melhor forma possível.

Hoje, está mais difícil, os barcos de pesca adentram aos Lagos e lançam as suas redes, dizimando muitas coisas que tínhamos de bom, não há fiscalização, mas ainda assim na época que adentram ao Lago, ainda é praticado esse tipo de pescaria e sempre quando vou a Urucará procuro reviver um os momentos mais felizes que passei.

O Jaraqui é o peixe mais barato e muito consumido no Amazonas.

FIM

José Gomes Paes
Enviado por José Gomes Paes em 11/04/2012
Código do texto: T3605865