Não Posso Largar Minhas Ideias

Não Posso Largar Minhas Ideias

Certa canção sertaneja relata a história de um violeiro, alegre e desprendido , que temperava sua existência com o prazer de cantar. Mas, veio o dia das decepções , desilusões e penares que lhe roubaram o sabor alegre de viver. Desde então, preso à desilusão “o caboclo largou de cantar”, largou de cantar, e ...

E quem escreve, quantas vezes se assusta ao pensar - largarei de escrever, Meu Deus!” “Meu prazer, meu autodidatismo literário, minha pequena arte! Mas, as ideias de quem escreve sempre insistem em sair. Difícil segurar eternamente a teimosia delas em voar, sempre que se veem prontas para isso. É assim com quem gosta de escrever. Mas se elas se tornam amarradas e desarticuladas, face a decepções e tristezas, nada mais produzem que um emaranhado de pensamentos rotos que, constantemente se rompem, impossibilitando a mente de alcançar a autenticidade do texto.

Ah! , minhas palavras! Minhas ideias! Por quantos caminhos têm girado, perdidas na estupefação que a vida, às vezes, nos causa. Mas, sinto que não posso permitir abandoná-las, perdidas, vida a fora; ou, deixar que se desfaçam, folhas mortas ao sabor das correntezas malfazejas, água a baixo . Nesse mundo, mentes astutas existem e emperram muitas vidas. Há serpentes ávidas e experientes, de olhos aguçados e pontiagudas presas , que sabem da hora e das vantagens de lançar o bote - em seres que volúvel e irresponsavelmente se deixam permitir.

Quem lança ideias busca alcançar outras, portanto, é bom que as emoções voem soltas e cheias de leveza, emanando credibilidade e esperança. A Roda Viva da vida gosta de se valer da coragem, do respeito, do altruísmo para sua verdadeira expressão. Por isso, o escritor teme não alcançar o objetivo; teme que suas palavras se façam amargas e indigestas, temperadas de mágoas, prejudicando a quem delas queira provar.

Na verdade, quem escreve, sempre volta ao brinquedo das palavras. Um escritor é um eterno escrevedor de tudo e de qualquer coisa. Escreve em todos os momentos, quer dormindo ou acordado, desesperançado ou alegre. Pode estar, agora, colando palavras nesta página... e, face uma recaída de desilusão, emudecer sua fala. Mas poderá rabiscá-las para si ou prendê-las em anotações secretas da mente

Eu, portanto, desse prazeroso artifício do pensamento, dessa emocionante articulação das palavras, creio que não poderei desvencilhar-me facilmente.

Afinal, para mim, ainda é um alimento saudável que a vida me permite ingerir.

Evane
Enviado por Evane em 10/04/2012
Código do texto: T3605633
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.