Trabalhando com a mente

Um dos primeiros ensinamentos que recebi sobre o trabalho com a mente foi: jamais discuta com ela, pois ela conhece mais sobre você do que você sobre ela. A questão aqui é meramente estratégica. Para lidar com ela é preciso ter dentro da gente o poder da renúncia. Renuncie sempre que aparecer uma disputa entre você e ela.

Aliás, a renúncia é com certeza uma das melhores estratégias que existem, quando temos um objetivo na vida. Quando renunciamos trazemos para nós os bons olhos dos oponentes, que logo nos vêem como uma pessoa íntegra e de cabeça aberta. Renunciar, no entanto, nem sempre é desistir de algo, mas silenciar o movimento.

Apenas silencie e espere. Se a disputa estiver muito acirrada, não responda, deixe a outra parte, neste caso a mente, se desgastar por si só. Você vai ver muitos pensamentos ansiosos passarem pela sua cabeça, mas não vai reagir a eles e vai esperar que eles se dissolvam por si mesmos. Isso acontece, faço o teste e vai se admirar.

A partir daí, temos duas formas diferentes de agir, uma é usando o sentimento que é o poder inato nosso, o outro é usar o pensamento, que é a expressão da mente. As duas formas trabalham o nosso sistema, só que o sentimento atua diretamente e o pensamento atua indiretamente, mas o efeito dos dois é quase o mesmo.