Crônicas na Noite- II

Assistindo ao noticiário da noite sobre a Seca no Nordeste ficou furioso e indignado.Remeteu-me a 1953 com 9 anos de idade no Grupo Escolar.Houve uma GRande Seca no Nordeste e ,nós criancas alunos,saímos com a Bandeira do Brasil e de S.Paulo,esticadas,a recolher donativos para ajudar os flagelados.Foi bonito e arrecadamos bastante para uma pequena cidade do interior de SP.Se o dinheiro chegou eu duvido até hoje.Sempre fica pelos Caminhos dos Interesses políticos regionais,quando não se esvai em obras suntuosas desses mesmos políticos,em fazendas,piscinas em casas,fontes ornamentais em pracas e outros desvios.A Seca deste ano comecou em Outubro de 2011 e nada foi feito como prevencão.O Senhor Governador da Bahia,Jacques Wagner,que tratou a greve dos policiais com tanto rigor,deveria tratar tambem a Seca com o mesmo rigor em atitudes firmes de Prevencão de Catástrofes Naturais providenciando carros-pipas e outros meios de fornecer o precioso líquido aos necessitados do sertão.A Turma da Bunda-na-Praia do litoral não se mexe mesmo,desde o período colonial.Sentaram a bunda no Massapê(terra de excelente qualidade) e não sairam mais ,até hoje.Danem-se os que foram pro Sertão! E eles foram obrigados pelas circunstâncias do tipo de colonizacão,calcada no Engenho e a Grande Casa do SenhorPatriarca.As cidades foram erguidas em torno,ou do Engenho,ou da Grande Casa do Patriarca.Um modelo bem medieval de feudo,creio que persiste até hoje.Os que foram para o Sertão foram obrigados,já que não havia espaco para eles no modelo vigente.O Senhor os expulsava sem dó,nem piedade. E estamos hoje no século 21 na mesma situacão de antanho. O que fazer? Vamos gritar,botar a boca-no-trombone,alertar contra essa fábrica de misérias reinante.Os comunistas se calam nesta hora de enfrentar os políticos colegas de Congresso,assim como outros partidos vaselinas. O que fazer? Vamos gritar nosso Repúdio e Indignacão contra esta situacão de Seca eMiséria. Sou ignorante na questão,mas que tal se criarmos Ilhas Verdes em regiões onde existam vilarejos,com transporte regular de água em carros pipas durante todo o ano,menos,é claro,em tempo chuvoso.No solo arenoso tem água no subsolo,água salabra que poderia ser tratada com um aparelho desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco,tornando -a potável,a baixo custo.Que tal? Mas...aí entra o DNOCS(departamento nacional de obras contra a seca!!!!!) querendo morder o filão da Seca.Tudo pela Governabilidade!!! Então eu assisto algo sobre a criminalidade crescente em Alagoas,terra dos canavieiros,a maior do Brasil,e fico pensando naquela publicidade na tv da terra alagoana:*Estamos todos aqui,menos a Luíza que está no Canadá.* É a turma da bunda-na-praia deitando e rolando,desde os tempos coloniais.Quem sabe eu,agora com 67/68 anos vá pegar a Bandeira do Brasil e de SP e sair por aí a recolhre donativos,novamente,para ajudar os nordestinos,vítimas da Seca.Será que chegará? Não acredito....talvez vá para o Canadá. Fiquem na paz!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 10/04/2012
Código do texto: T3604004