O figo e a formiga
O quem tem em comum um figo e uma formiga? Aparentemente nada, um é um fruto e o outro um animal. A formiga trabalha meio ano e outro meio come. O figo amadura em Agosto e é comido o ano inteiro nas mais variadas formas. Já experimentaram comer figo seco? Não?! ahhh como podem ter se privado de tal iguaria.
Hoje mesmo, depois de assistir o último seriado de Spartacus minha barriga sentiu necessidade de figos. Foi coisa do nada, como quem tem um flash, ou então um desejo de “mulher grávida”. Levantei da cadeira e me direcionei ao “frigorífico”, ou para quem não sabe meu freezer (versão brasileira), tirei do saco um figo bem grande, tipo pingo de mel e o abri - para meu espanto dentro do figo tinha uma formiga portuguesa de tamanho médio, para não dizer grande – viva, vivinha da silva.
Agora imaginem a viagem que a maldita fez para chegar até aqui. De Portugal até ao Brasil dentro de um figo!! É coisa que nunca tinha visto, já vi os figos serem consumidos por larvas, por insetos bem pequenos, até porque o figo tem uma pequena abertura em cima. Agora estou aqui encafifado tentando descobrir a forma como ela foi lá parar. De duas uma: ou ela entrou pequena e se empanturrou á francesa, de tal forma que duplicou seu tamanho, ao ponto de cavar sua própria morte; ou então ela caiu ali de paraquedas. Por pouco que ela não fez outra viagem. Desta vez o destino era o estomago do João.
- Já agora experimentem comer figos secos com leite... é divinal.
Mas recomendo vivamente abrir o figo antes de consumi-lo, não vá aparecer mais uma formiga.