CRÔNICA – A insegurança no Brasil
 

Crônica – A insegurança no Brasil – 09.04.2012
 

          Há alguns tempos que eu venho escrevendo sobre o assunto. Certa vez publiquei uma crônica sugerindo que a segurança neste país somente seria possível se para cada habitante houvesse um policial para sempre estar com ele ali juntinho, pra onde um fosse o outro estaria na cola, ligados por algemas, mas é bom que se saiba que nem mesmo assim seria segura essa sugestão, em face do que vem ocorrendo diariamente, qual seja a prisão de muitos policiais que participam de gangues criminosas ou que atuam isoladamente nas horas de folga ou mesmo de serviço. . É claro que no meu modo de pensar existem mais criminosos do que policiais cuidando (?) de nossas vidas. Mas ainda existem policiais de muita confiança...

          A verdade incontestável é que o governo vem aumentando substancialmente os efetivos de policiais, todavia a velocidade com que se faz um criminoso é muito mais rápida do que essa tentativa de melhorar, pois até mesmo nas penitenciárias e noutros locais de cumprimento de pena a formação de elementos ainda mais nocivos à sociedade é de merecer até mesmo diploma de doutorado e /ou mestrado. 

          Agora pela manhã tive a oportunidade de ver num programa da Rede Globo, jornal vespertino, que moradores de uma região de Salvador, na Bahia, cidade cujo índice de homicídios triplicou nos últimos meses, tiveram a feliz ideia de pintar alertas em determinadas ruas lembrando o povo com os seguintes dizeres: “Cuidado, zona de assalto”, providência que merece todos os elogios possíveis dos brasileiros. E o fizeram com dinheiro próprio, sem financiamento de quem quer que seja.

          Ocorre, entretanto, que a polícia estava investigando pra tentar descobrir os autores desse crime contra o patrimônio público, exclusivamente porque também o fizeram em postes de iluminação pública, fato que para mim denota apenas a incapacidade dos órgãos de segurança em conter a violência estrondosa que se pratica neste país... seria como procurar chifre em cabeça de cavalo: “Já que não se pega os ladrões vamos engaiolar quem previne os roubos”. Qual o maior patrimônio de um país, pergunta-se, um poste de rua ou a sua população. Essa é uma pergunta óbvia que até poderia ser feita por analfabetos que comandam certos setores da vida nacional.

          E não é só isso não minha gente. Os bandidos estão clonando com perfeição até mesmo viaturas da polícia, procedimento que lhes dão maior segurança na consecução dos roubos e assaltos por esse Brasil afora. Não se enganem de modo algum, pois a tendência é piorar, reflexos dos baixos salários da população brasileira e em especial daqueles que supostamente cuidam de nossa segurança... E o pior de tudo é que temos bandidos perigosíssimos em posições chave no comando da vida brasileira, todos com imunidades e regalias em casos de prisão.

          Fiquei pasmo ao ver na reportagem o caso de um policial que fez dois de seus filhos como reféns para se safar de uma situação constrangedora, em que estava em jogo a sua integridade moral e física. Precisa se falar mais alguma coisa? Claro que há muita gente de qualidade neste país, todavia ninguém pode colocar a mão no fogo por ninguém nos dias atuais... Veja-se, por exemplo, o caso do Senador Demóstenes do DEM, pessoa que eu julgava acima de qualquer suspeita!
 
Em revisão.
Ansilgus



10/04/12 07:59 - Nasser Queiroga interagiu...grato:
 
Pobre povo Brasileiro
Perdeu o seu bem maior
Roubaram-lhes a liberdade
Puseram a corda no gogo'
Perderam a segurança
O direito de andar
E ate pintam os postes
Tentando ao outro avisar
Aqui e' zona de crime
Cuidado pra não dançar!
E agora a policia
Que pode ser o ladrão
Quer saber quem quebrou a lei
Faz investigação
Querem pegar os pintores
 Os fora da lei em questão
Para atuar a estes
E colocar na prisão!!!
 
Uma bela de uma crônica Antonio, para denunciar uma situação
crônica do nosso pais!Grande abraço... Nasser

10/04/2012 19:11 - Vânia Gomes comentou, grato:

Meu querido amigo e mestre, realmente estamos numa situação lamentável... Aqui no DF, só naquele território do quadradinho, foram 88 assassinatos só no mês de março! Minha quadra está tomada por "vigias" de carros e viciados em crack, enquanto moradores vêm sendo assaltados. E hoje li no jornal que uma delegacia de Taguatinga está identificando os "moradores" de rua e viciados em crack, não para nossa segurança, mas para a segurança deles... Meu amigo, não sei onde vamos parar - está tudo errado nesse nosso Brasil! Parabéns pela EXCELENTE crônica! Meu grande abraço e admiração.
Para o texto: CRÔNICA A insegurança no Brasil (T3602358)
 

15/04/2012 11:01 - ADRIANO ALVES interagiu, grato:
Gosto muito desses temas. E tudo o que você falou é a mais absoluta verdade. A violência vai ser cada vez mais objeto de uma maior escalada. E o que tem de político envolvido com bandidos, bicheiros e traficantes a gente nem imagina. Também acho que a tendência é piorar. E sinceramente, se não tivermos políticas públicas sérias para combater a violência no seu nascedouro, que são as gerações mais novas que estão aí, não vamos conseguir inverter isso que estamos vendo de forma nenhuma. A grande verdade é que cadeia não recupera ninguém. Virou bandido, já era não tem conserto e quando não está preso nos dando despesas, está nas ruas barbarizando a sociedade. E pra piorar temos uma legião de crianças por aí, sem valores, sem educação, sem medidas e correção, prontinhas para cair no crime e aumentar as estatísticas da criminalidade. Tem dias que eu acho que estamos todos "ferrados" nesse Brasil.
Para o texto: CRÔNICA – A insegurança no Brasil (T3602358)
 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 09/04/2012
Reeditado em 15/04/2012
Código do texto: T3602358
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.