Convento de Santa Clara  -  construção iniciada em 1674    



    Eles não combinam mas são fiéis à História

 

 

Já falei dos nomes de lugares que foram mudando em decorrência do crescimento da cidade. No entanto, alguns permanecem os mesmos, apesar das transformações ocorridas. Assim como em São Paulo ainda existe a Ladeira Porto Geral, que hoje em vez de desembocar à beira de um riozinho onde havia um porto, vai dar na rua 25 de Março, aqui temos bem próximo ao centro a rua do Café. Quem vem de fora, ao ouvir falar dela, pode pensar que é lá que se encontram os melhores Cafés da cidade. Mas não é nada disso, é uma rua residencial, onde antigamente havia extensas plantações de café...

 

Lá pelo final da década de 30, alguns senhores idealizaram a fundação de um Clube de Campo e foram à luta para a realização do projeto. Conseguiram inicialmente um pequeno terreno no centro e ali construíram a sede social, imaginado num futuro próximo instalar a parte esportiva em local espaçoso e bastante afastado. Acontece que esta parte não deu certo. Mas conseguiram sócios e o clube foi inaugurado em 1942 com um grande e concorrido baile, do qual minha mãe ainda mocinha participou. Com o passar dos anos, sua área foi aumentada com a compra de terrenos e casas vizinhas. Hoje ele dispõe de piscinas, várias quadras de tênis, quadras cobertas de basquete e futebol de salão, academia de ginástica, além de área de lazer para crianças. É o melhor clube da cidade e se chama Taubaté Country Club. Mas continua lá na rua das Palmeiras, bem no coração da cidade!

 

Por esses dias tive que ir à Secretaria da Fazenda, conhecida aqui como Tesourinho. Não sei a origem do apelido, talvez porque ficasse num apertado predinho lá do centro. Descobri, então, que ele havia se mudado para bem longe. Fui até lá e fiquei pasma. Ocupando todo um quarteirão, no meio de jardins e estacionamentos, encontrei o Tesourinho num moderno edifico cheio de amplas salas envidraçadas. Creio que futuramente ele será chamado por meus conterrâneos de Tesourão!

 

De qualquer modo, acho interessante se conservar esses nomes antigos. São eles que guardam a História das cidades.