Os nomes vão mudando

 

 

Eu saí de Taubaté aos onze anos e voltei a morar aqui em 2000. Foi interessante ver a transformação do nome dos lugares. Comecei a criar confusão na cabeça dos jovens, porque eu chamava de Jardim da Estação ao que eles diziam ser a praça da Rodoviária Velha. A estação de trem ainda está lá, um prédio de estilo hoje envelhecido e abandonado às traças. Dá pena, porque poderia ser recuperado para outros fins, como escola de Arte e local de exposições. O jardim onde minha avó contava que outrora as pessoas passeavam ouvindo a banda enquanto esperavam a chegada dos passageiros do ‘expressinho’, está modificado, porém ainda guarda certa beleza. Mas perdeu uma parte, onde foi construída uma Rodoviária (muito feia), anos depois transferida, deixando o espaço para um terminal de ônibus urbanos. A outra, em local afastado do centro, é a Rodoviária Nova.

 

Da Estação saía a rua das Palmeiras, literalmente ladeada de palmeiras imperiais que enfeitavam sobremaneira a cidade. Um dia, com mais de cem anos de existência, elas começaram a apodrecer e tiveram que ser arrancadas. A rua ficou pelada e ganhou outro nome, mas esse ninguém quer saber. Continua a ser a rua das Palmeiras.

 

No espaço entre o Campo de Futebol e o Forum havia um belo arvoredo e o local era conhecido como Bosque. Depois da construção do Estádio em outro bairro, ali onde ficava o gramado instalou-se a loja Eletro Radiobrás, que depois virou o supermercado Pão de Açúcar, que lá permanece até hoje. Como o Forum se tornou pequeno, outro prédio moderno foi levantado bem longe dali e o antigo ficou sendo o Forum Velho. Parece brincadeira, mas hoje o que era o Bosque é popularmente chamado de Praça da Eletro! O Forum Velho? Fica na praça da Eletro... O Pão de Açúcar? Fica na praça da Eletro. E a Eletro nem existe mais...