DESUMANIDADES... PARA BOI DORMIR!
CONSTATANDO...
Há uns anos, li uma matéria num jornal, sobre o que se passou em uma pequena cidade da Europa, no interior de Inglaterra, creio, onde fizeram a experiência de tirar as televisões de todas as casas, a fim de saber como as pessoas, - mais propriamente as famílias - se comportariam sem o aturdimento diário do alienante "instrumento".
Nos primeiros dias, algumas delas começaram a pegar livros na biblioteca local, ouvir música, ir mais ao cinema, contar histórias, conversar... Mas depois de algum tempo, não muito longo, as famílias começaram a se entediar.
Um já não podia olhar mais para a cara do outro. Daí que surgiram os desentendimentos, as discussões, etc, etc, etc...
- O mundo inteiro entra dentro da sua casa, é impressionante, e ninguém se dá conta. -
Quando perdemos um hábito ou uma rotina, ficamos perdidos...
Aí é que dá mesmo pra entender o papel da TV nas nossas vidas... é algo que entorpece.
Sem televisão, a cabeça fica lotada de pensamentos que já não estamos habituados a ter e por mais desagradável que a alguns possa parecer, se não fosse "ela" muitos casamentos se tornariam entediosos e talvez não sobrevivessem.
Não é por acaso que quando há famílias muito numerosas - e normalmente são na classe mais desfavorecida - se diz, ironicamente, que não deveriam ter dinheiro para comprar uma TV...
Daí se chegue a constatação de um fato: ou seja, que por vezes "entorpecer" pode ser bom..."desentorpece"!
Tudo vai do ponto de vista.
...... // ......
MODAS OU MANIAS
De um outro ponto de vista, também pouco salutar, é a "Mania" ou "Moda" que está correndo por este Rio afora e que transforma Centros Culturais em armazéns de vinhos ou depósitos de supermercados... que triste.
No Centro da Cidade e no Jardim Botânico essa 'moda' pegou em grande estilo, infelizmente...
Mais outra 'moda' é essa dos patrocínios. Faltam os patrocínios para a cultura e encerram as portas dos Centros Culturais.
Há uns anos atrás, eram os cinemas que "viravam" igrejas de variadas 'neo' religiões... Uma triste MODA, que por ora, parou, felizmente...
Mas agora é a 'moda' - muito boa por sinal - de eventos poéticos e teatrais se difundirem em Livrarias e Restaurantes, e lotam esses lugares, mas melhor estariam nos espaços culturais, que são para esse efeito e que têm encerrado as portas para os "ditos cujos" armazéns e depósitos...
Ora, ora senhores empresários, que só pensam em rechear seus bolsos de 'grana' para seu belo prazer e desfrute e não se quedam um pouco para o desenvolvimento intelectual necessário ao crescimento deste jardim à Beira-mar plantado...
Vamos lá "desatarem um pouco mais os cordões à bolsa"....
- é por os umbigos serem maiores que a cultura e por outras coisas no género, que o crime organizado avança cada vez mais e o pobre coitado e sofrido povo, faz seus derradeiros apelos nos postes de iluminação pública:
"- POR FAVOR NÃO MATEM AS PESSOAS!"
Aconteceu neste triste final de ano de 2006....
DESEJO QUE 2007 TRAGA MAIS ALEGRIAS E ESPERANÇA DE MELHORES DIAS PARA TODOS NÓS.
..."mendigos de amor, vivem em Prisão de Palavras...
com suas Grades de Espanto!"...
Anna D'Castro
(D.A.Reservados)