EU AMO O AMAZONAS

Autor: José Gomes Paes

Em: 08/04/2012

Outro dia fui à feira da Alvorada, comprar um jaraqui como sempre faço aos finais de semana. Comprei o peixe, cheiro verde o limão e uma farinha da boa daquela bem torradinha que estrala nos dentes. Na saída da feira comprei uma palma de banana e um litro de açaí junto com a tapioca e me desloquei à parada para pegar o ônibus. As linhas 204 e 128 são as minhas preferidas, pois são as únicas a passar onde moro.

Bem próximo a parada, avistei um senhor vendendo quadros, de paisagens dos rios e peixes dos lagos e rios desse imenso vale de água doce. O seu João Pintor seu nome muito conhecido no bairro, seus quadros muito bem pintados, demonstra a dedicação e a perfeição com que pinta cada um deles.

Adquiri dois deles pela bagatela de R$ 50,00. Encomendei outros dois com a reprodução de foto que irá fazer. Tive que pegar um Taxi para transportá-los, se pudesse teria comprado todos, pois as imagens tocam profundamente o meu coração e minha alma.

Sou amante do Amazonas, dos rios, das matas, dos igapós, dos beiradões, dos lagos, dos igarapés, dos animais e de tudo que contém sua imensa extensão.

Amo este lugar, me entristece por saber que está cada vez mais deteriorado pelo homem, pela ganância do homem que não tem a consciência de cuidar e preservar o que é dele.

Quando vou ao porto, me alegro em ver os barcos, o rio negro, as paisagens do porto de Manaus, mas me entristece de ver a água suja do porto próxima aos barcos, cheia de plástico, garrafas, paus e de tudo que não presta.

Aqui vai uma alerta. Nós precisamos cuidar melhor do que é nosso, enquanto é tempo.

Eu amo o Amazonas.

FIM

José Gomes Paes
Enviado por José Gomes Paes em 08/04/2012
Código do texto: T3600484