As Baratas e o Google.

Tenho medo de duas coisas na vida: Baratas e Google.

A primeira porque não sabe nada, e o Google por causa do oposto. Pesquisar simplesmente e a esmo no Google é perigosíssimo. Um pai de família não tem conhecimento real do conteúdo que seus filhos deparam, mesmo sem a intenção especifica. Você digita “casa”, e lá vem além de um zilhão de sites relacionados ao assunto, Casas de Shows com seus devidos endereço, telefones e fotos das “funcionarias” e por aí vai. Toda e qualquer palavra que você digite está relacionada a alguma libidinagem, pornografia ou ao proibido. Há que se ter muito cuidado e ser muito específico nas pesquisas para que a resposta seja a que se deseja de fato.

E ninguém faz isso. Escreve-se a esmo e depois de alguns minutos e de tantas janelas abertas, o que você está procurando de verdade nada tem a ver com o que você digitou no início. Ele tem o poder de mudar sua intenção na procura. Você procurou por canetas, mas depois de tantas opções você não deseja mais canetas e sim canetas com carros, micros, celulares e principalmente mulher com canetas ou só as mulheres mesmo.

Com a barata é a mesma coisa. Ela tem o poder de, do nada, mudar sua opinião e sobre conceitos como assassinato por exemplo. Fiz uma dedetização na minha casa a apenas dois dias e apareceram duas. Pior, uma meio morta, agonizando, a outra, acho que pedindo socorro, ainda viva. Olhei as facas de casa e fiquei pensando na possibilidade de chamar o dono da empresa que fez o serviço para que ele, depois de comer as baratas fosse assassinado. Há muitas lendas sobre baratas. Uma delas é de que dominarão o mundo. O que eu não concordo: Elas já o fazem. Uma delas pode dar o parto a mais de cem mil outras. Você pode imaginar isso!

Outra lenda é a de que elas sobreviveriam a uma guerra nuclear. Visitei o Google e olha o que achei: “Existe a discussão sobre o possível domínio do mundo pelas baratas após uma guerra nuclear. É claro que isso é uma lenda, mas, como todas as outras, tem uma base na verdade. De fato, as baratas, em especial suas otecas, se mostram com uma resistência acima da média para a radioatividade e altas temperaturas. Além disso, elas poderiam se esconder facilmente em casos de desastres globais, garantindo sua sobrevivência”.

Mas cuidado com essas pesquisas, se você digitar simplesmente a palavra barata no Google vai ficar surpreso com as fotos de “baratas” e “aranhas” humanas femininas que poderá vislumbrar. Meu filho foi fazer uma pesquisa para um trabalho escolar sobre aranhas. Ele me veio com uma meia dúzia de fotos de aranhas que cá entre nós, eu com meus mais de 50 anos, não tinha tido o prazer de ver ainda. E cada uma com seu histórico, endereço, e-mails e telefone. Foi dificílimo explicar a ele a diferença entre aquelas e as outras aranhas que serviriam pro trabalho.

O Google sabe tudo, e como todo mundo sabe, qualquer coisa que sabe tudo, é um pé no saco. Mas nessa ele me surpreendeu. Resolvi pesquisar sobre uma dúvida que me espreita a anos com relação a “baratas vivem sem cabeça”, olha o que achei: “Diferente dos mamíferos, os principais órgãos vitais dos insetos e, é claro, das baratas, não estão na cabeça: os corações estão ao longo de um vaso dorsal no tórax e abdome, o sistema nervoso é formado por gânglios espalhados pelo corpo, o ar para a respiração entra por meio de espiráculos laterais no abdome. Tudo isso, somado à baixa pressão interna que evita grandes perdas de hemolinfa (o “sangue” dos insetos), permite que as baratas vivam até um mês sem cabeça, morrendo de fome após esse período.”

Viver sem cabeça! Morrer depois de 30 dias de fome!

Então ela não morre porque perdeu a cabeça, morre porque não comeu!

Isso, depois de noites de insônia me fez pensar no seguinte: Esse privilégio, não é só das baratas. Homens também fazem isso. Alias, fazem melhor que isso. Sim, porque você acha que uma pessoa que assiste BBB está com a cabeça! Os órgãos pensantes não estão na cabeça, e sim no estômago. Por isso ele como feito louco e assiste BBB. Normalmente ele faz as duas coisas ao mesmo tempo. Não se sabe nada sobre o homem ainda. Acho que os cientistas deveriam explorar mais essa área.

Nós votamos em presidentes, nós andamos pelas ruas, nós cumprimos horários de trabalho escravo, nós obedecemos nossos chefes, nós cantamos o hino a bandeira, nós achamos que vivemos numa democracia, nós nos conformamos com nossos salários e deixamos que deliberadamente os políticos aumentem os seus enquanto respiramos pelos espiráculos e nosso pensamento corre pelos nosso abdome e gânglios numa perfeita harmonia.

Como dizia Raul, “você alguma vez se perguntou porque faz sempre as mesmas coisas sem gostar”. Quantas vezes você já se pegou fazendo coisas que não quer e deixando de fazer as que deseja! Muitas, muitas e repetidas vezes. E você continua. Aliás, assim tem sido nossas vidas, fazer o que não queremos. Onde está nossa cabeça? E mesmo assim sobrevivemos. E mais, não morremos de fome, e ai, ganhamos da barata de dez a zero. Vivemos uma vida inteira sem a cabeça e mesmo assim não morremos de fome. Isso sim é raça superior. Sem cabeça, claro, mas superior, como o Google.

GersonRsilva
Enviado por GersonRsilva em 07/04/2012
Reeditado em 08/04/2012
Código do texto: T3599705
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.