Libertação.Passagem.

O nome Páscoa deriva da palavra Pessach em hebraico que significa passagem, relembra e comemora a libertação do povo de Israel do Egito,depois da passagem dos anjos da morte.
Avisado  por Deus Moisés ordenou  a todos os hebreus que pintasse com sangue de cordeiro os umbrais (mezuót) de suas casas,cujos filhos primogênitos seriam poupados pelos anjos enviados por Ele.Todos os primogênitos egípcios  foram sacrificados.O Faraó temendo ainda mais a ira divina expulsou o povo hebreu  do Egito dando início ao Êxodo(Shemot) .
Muita gente confunde a Páscoa Judia com a passagem do Mar Vermelho, mas não é, ela se refere a passagem do anjo da morte o que provocou  a libertação de um povo antes escravizado.

O pessach é uma festa estritamente familiar, come-se pão ázimo(matza) e ervas amargas para relembrar a amarga escravidão no Egito.Os primogênitos da casa jejuam no dia anterior em agradecimento por terem sido poupados .
Na tradição Cristã podemos também entender como Passagem, a libertação de Jesus do sofrimento do corpo físico para o espiritual, pela morte.
É sua libertação do sofrimento,e finalmente a gloriosa ressurreição.
É comemorado com alegria ,as famílias se reúnem distribuindo ovos,( a origem da vida), e coelhos, símbolo de fertilidade.
Presenteiam com doces e chocolate, esperados ansiosamente pelas crianças, admiradas de coelhos botarem ovos!
Penso que deveríamos esclarecer sempre essa dúvida...

Tradições pagãs da mitologia Nórdica e Germânica  também a comemoram  e honram as deusas Ishtar ou Estarté,deusas da fertilidade e renascimento.
O povo Europeu homenageava Ostera ou Esther  (inglês), deusa da primavera que segura um ovo, e um coelho fica a seus pés,ela corresponde a Démeter e Ceres  na mitologia grega e na romana.

Como vemos quase o mundo todo comemora a Páscoa, está claro que existe um bom motivo para isso.
Esta "passagem" nos dá um bom conselho; devemos  estar sempre nos renovando, renascendo,nos libertando das amarras,mas sem esquecer o passado...

 
M.H.P.M.
Na foto a autora "apenas fantasiada" de coelha...