Recanto das letras ou dos analfabetos?
Meus caros,
Para se ter uma ideia, letras, para se usar a internet, coisa que todos nós fazemos hoje em dia, seja para pesquisar ou suprir nossa imensurável ignorância, é definida, pelo Wikipedia como: "Letras é uma designação genérica que abrange as áreas científicas da Linguística (incluindo o ensino de línguas), dos Estudos literários, dos Estudos culturais, da História e da Filosofia. Estas áreas são normalmente investigadas e ensinadas nas faculdades de Letras e nos cursos superiores de Letras." Tudo isso para dizer o seguinte: Estamos vivenciando um assassinato coletivo da língua portuguesa. Eça de Queiroz, Guimarães Rosa, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e outros tantos estão se revirando em seus túmulos.
Se estamos no Recanto das Letras é necessário, no mínimo, que tenhamos um mínimo de conhecimento de nossa língua portuguesa.
Não podemos tratá-la com desprezo. Períodos infindáveis sem vírgula. Ideias expostas sem fôlego. Ponto final parece ser em extinção.
Realmente precisamos estudar mais. Ler mais. Pensar mais. E, por fim, publicar menos.
É da escassez que brotam coisas lindas, divertidas de se ler e saborear. Fico triste em pensar que esse Recanto, muitas vezes, não seja das Letras, mas de títulos equivocados e poetas que não conhecem o nosso vernáculo.