Um chute no traseiro e um gol contra

Foi preciso um perna de pau para ensinar ao país do futebol e de Pelé, que um chute certeiro é aquele que faz o gol. Eu aprendi que pra ganhar, tem que colocar o time pra frente e resguardar a defesa, mas jogamos atrás o tempo inteiro e só levamos bola nas costas. Fazemos gol contra sempre, quando investimos e desviamos recursos; quando recuamos a educação e avançamos as mazelas; quando jogamos pro lado a saúde e deixamos no banco de reservas investimentos e pesquisas.

No ataque estamos sempre impedidos, a bandeira dá sinal de que houve desvios de verba e o juiz do jogo, comprado, apita sempre a favor do adversário. A torcida grita e pede mais seriedade, mas os dirigentes (políticos), esses engravatados, que mal sabem se a bola é redonda, treinam o nosso time. Somos no jogo da vida o IBES, o pior time, aquele que só joga na retranca e não consegue vencer seus próprios problemas.

O pior é ter que ouvir de pernas de pau que não sabemos jogar o jogo da seriedade, que chutamos pro alto as licitações, enquanto dois toques para frente da fiscalização ajudaria a chegarmos ao objetivo com mais destreza. A bola parece quadrada nos pés de quem pode distribuí-la e aí está o perigo. No meio do campo, médios volantes cruzam a pelota para os paraísos bancários e recuam o jogo, deixando o subdesenvolvimento avançar com seus índices de vergonha.

O chute no traseiro que o perna de pau nos deu deveria ser falta com direito a expulsão, mas estamos acomodados na defesa, sem o brio de vencedor e sem a gana dos campeões. A derrota nos permeia e mesmo trocando o técnico (políticos), as táticas são as mesmas para obstruir o avanço do time. A torcida clama por renovação e xinga e berra, mas não há força de vontade para inverter esse placar. Duzentos milhões em ação e o “prá frente Brasil” está pisando na bola, tocando errado para avançar metas do progresso e cansado nas pontas onde é preciso lançar para o desenvolvimento fazer seu gol. Um chute no traseiro e um gol contra e estamos na lanterna na tabela da seriedade.