Ovos de Páscoa e Educação

No meio do caminho tinha um buraco. Ao desviar do buraco que tinha no meio do caminho, uma dúvida me ocorreu, para que servem mesmo os “ovos de páscoa”? Chegando em casa vou consultar o GOOGLE!

Na vida de minha memória tão fatigada, nunca esqueço, os Contos de Fadas, o Papai Noel, o “Burrinho de Nossa Senhora”, o “quarto de Santa Luzia” têm a função de promover integração social, favorecer o desenvolvimento da personalidade, facilitando às crianças a transição entre a vida instintiva fantasiosa e a realidade perigosa, inoculando nelas o germe da esperança, ainda que tudo seja muito difícil e arriscado, nos caminhos da vida, cheios de buracos, sempre se poderá encontrar salvação.

Estes artifícios, mesmo ilusórios, fantásticos, por isto mesmo, ajudam aos pais no processo de socialização de seus filhos, na construção de valores morais, princípios éticos, respeito pelo outro, a capacidade de partilhar, a paciência para tolerar a ansiedade da espera, a maravilhar-se com a surpresa do presente, a guloseima deixada por Nossa Senhora em agradecimento ao capim ofertado ao seu cansado burrinho, a fé no milagre, que clareia a vista, o brinquedo pedido ao Papai Noel!

No meio do caminho tinha outro buraco. Ao desviar do outro buraco no meio do caminho, na vida de minha memória tão fatigada, como fumaça, dissipou-se a dúvida sobre para que servem os “ovos de páscoa”. Eles servem, dentre outras coisas, para envergonhar os pais nos corredores de supermercados, com seus filhos rebeldes, birrando, esperneando, gritando a todo pulmão, “eu quero o maior”!

(com a ajuda de Carlos Drummond de Andrade)

João dos Santos Leite

Psicólogo - CRP 04-2674

Joao dos Santos Leite
Enviado por Joao dos Santos Leite em 03/04/2012
Reeditado em 25/04/2012
Código do texto: T3592258
Classificação de conteúdo: seguro