Escrever em blog ou site
 
            Assunto não muito discutido entre quem usa a internet para escrever é qual o melhor método, a via mais direta de comunicação com o leitor.
            Existem duas formas.  Sites literários conhecidos, onde sempre participam poetas e prosadores, e os blogs individuais.  Os sites divulgam mais depressa, enquanto o blog é mais lento, precisa ficar conhecido como bom para ser frequentado.  Muitos iniciantes nesta modalidade desistem em pouco tempo, por falta de leitores.
            Existe diferença entre os dois?  Acredito que sim.  Quando se escreve para um site, é conveniente acompanhar o estilo dominante do mesmo, suas tendências, enfim, o seu todo.  Nem sempre o autor concorda com a diretriz do mesmo, e pode sentir-se constrangido e não soltar seu pensamento mais verdadeiro.  É muito comum esta hipótese.
            No blog é diferente.  O assunto flui conforme o entendimento do autor, é bem pessoal e acredito muito mais expressivo.  Nesta modalidade acontece um fato interessante.  Observe o contador de visitas do seu blog.  É comum determinada postagem ser lida por mais de vinte pessoas, e ter apenas um ou dois comentários.  Na maioria das vezes, o fato acontece pelo leitor não saber colocar a sua mensagem no blog.  Outras vezes, é por preguiça mesmo.  Os blogs mais conhecidos são os vinculados ao Google, onde existe variedade grande de modelos, uns austeros, outros bonitos e elegantes.  Fato que anda incomodando é entender as duas palavras que devem ser colocadas no final da postagem, para que haja publicação.  Antes simples, está muito difícil de ser lida e repetida, o que tira o ânimo de quem quer comentar.
            Ambas as comunicações são muito interessantes, mas prefiro o velho blog, que dá mais trabalho, mas sou bem autêntico.
Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 03/04/2012
Código do texto: T3591908
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.