Valorize a Cultura Local

Curiosidades, mistérios e dúvidas rondam a pacata cidade de Cândido Godói. Por trás da beleza de seus pomares e ruas floridas se esconde um segredo até hoje oculto e inexplicável. Uma incógnita que insiste em permanecer sem explicação: “Por que existem tantos gêmeos em Cândido Godói?” Mesmo após vários estudos de cientistas de todo mundo o mistério continua. E parece-me que não será descoberto tão cedo!

Os mais antigos afirmam que entre os colonizadores destas terras havia um grande número de gêmeos, e que a explicação para tal fato está na hereditariedade. Outros crêem que a resposta para a charada esteja em possíveis experimentos com gêmeos feitos na era nazista que teriam originado esta peculiaridade. Porém, a grande maioria afirma ser uma benção de Deus.

O maior orgulho do município, que o tornou reconhecido mundialmente, se esconde nos humildes olhares dos cerca de 140 pares de gêmeos aqui existentes. Cidadãos simples, mas que cativam a todos por sua simpatia e hospitalidade. Realmente esta raridade só pode ser de âmbito divino. Deus, verdadeiramente, foi muito generoso com nosso querido município. Mas será que somos merecedores de tal presente? Será que damos o devido valor a nossas raridades, nossos munícipes mais “ilustres”? Vejo certas vezes o quanto somos infantis ao renegarmos nossos grandes valores locais. As inúmeras vezes que fazemos gozações e faltamos com o devido respeito. Sem falar da falta de interesse pela rica história destas pessoas parecidas, não iguais, pois nenhum ser é igual ao outro, que sempre tem algo novo a nos ensinar.

Muito já foi e está sendo feito. Já temos a Festa e a Casa dos Gêmeos, entretanto, só isto não basta. É necessária uma reeducação popular, visando cultivar nossa cultura, exclusiva e belíssima, que atrai a atenção internacional, para assim nos tornarmos dignos dos elogios que nos são prestados, para que Cândido Godói seja de corpo e alma a Cidade dos Gêmeos!

Janice Scheila Kieling
Enviado por Janice Scheila Kieling em 03/04/2012
Reeditado em 03/04/2012
Código do texto: T3591861
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.