PERSEVERANÇA

Após enviar dezesseis vezes o mesmo currículo Vitae para uma indústria de equipamentos eletrônicos, via correio, pois naquela época ainda não existia a Internet, finalmente fui chamado para uma entrevista e o gerente com um olhar sisudo e desconfiado questionou:

- Pois é “garoto” recebi seu currículo dezesseis vezes, aqui estão eles! E esparramou todos pela mesa e imediatamente disse:

- Quais são suas pretensões e o porquê de tanto currículo assim, você conhece a nossa empresa?

Respirei fundo e passei a descrever a indústria com uma naturalidade incrível, pois já tinha pesquisado a empresa e sabia exatamente o que a mesma produzia, quem eram os compradores dos equipamentos, quais eram os principais fornecedores e até quem trabalhava na indústria.

O gerente ficou estupefato e começou a questionar como eu poderia ajudar a empresa a crescer e a vender mais e eu disse que poderia trabalhar com pesquisas, pois adorava pesquisar e até sabia um pouco de inglês para futuras pesquisas em outros idiomas e após mais algumas perguntas fui contratado como Auxiliar Técnico em Eletrônica.

No meu primeiro dia de trabalho fui encaminhado à sala do gerente e o mesmo disse que gostaria que eu fosse a um Instituto de Pesquisa fazer um estudo sobre “oxidação”, pois a maioria dos equipamentos estava com este tipo de problema devido à maresia e que eu só voltasse do Instituto com um relatório pronto e com a solução.

Antes de sair para minhas pesquisas iniciais fui assessorado por alguns engenheiros que relataram os problemas, tiraram algumas fotos dos equipamentos afetados e lá fui eu com a cara e a coragem com destino as minhas pesquisas.

Foram necessários vinte e seis dias de pesquisas, devorando livros, consultando engenheiros, pesquisadores e finalmente eu tinha a solução para o problema que tanto afetava os equipamentos da indústria onde eu estava trabalhando.

Cheguei muito orgulhoso e apresentei o relatório com a solução para o gerente e ele disse:

- Parabéns senhor Luiz, pode ir pra casa descansar e regresse amanhã, pois irei convocar todos os engenheiros, técnicos e o proprietário da empresa para uma reunião e o Senhor ilustrará nossa solução e acrescentou: muito obrigado!

Fui pra casa e não consegui dormir pensando em como comportar-me diante de pessoas tão inteligentes e como poderia conduzir a minha “palestra”, demonstração para todos.

No outro dia lá estava eu abandonado em cima de um pequeno palco com meus conhecimentos, várias folhas de papel, um retroprojetor, um pequeno quadro negro, uma suadeira danada e o meu gerente ao lado.

Cumprimentei a todos e passei a relatar o meu trabalho no Instituto e prol da qualidade na empresa e fui vagarosamente apresentando a solução e quando terminei a palestra fui aplaudido e fiquei muito comovido.

Ao descer do palco fui cumprimentado pelo proprietário da empresa que disse: Muito obrigado, vamos colocar seus conhecimentos e sua solução em prática!

A partir deste dia comecei a acreditar mais em mim e aceitava quase todos os desafios, quase todos eram solucionados, em outros nem sempre encontrava a solução, mas ficou a lição:

Sempre somos capazes e devemos sempre perseverar, avivar nosso espírito para novos desafios e sairmos da nossa zona de conforto para encararmos o Mundo de frente, contra o vento, tempestades e conseguirmos transpor as adversidades em prol de soluções que ajudem a melhorar nosso planeta.

LUCASI
Enviado por LUCASI em 03/04/2012
Código do texto: T3591386