VERDADES....INTEIRAS.

A INCOMPREENSÃO DOS MAIS SIMPLES NÃO É TÃO GRANDE QUE NÃO PERCEBA A OBVIEDADE. A LIMITAÇÃO TEM LIMITES.DESTE PASSO É IMPORTANTE CONVIVER COM AS GRANDES VERDADES, INTEIRAS, QUE MUITOS CÉREBROS PRIVILEGIADOS DEIXARAM PARA A HUMANIDADE, UM DELES, QUE LEVOU CEM ANOS DE MORTO PARA FICAR E TER COMO CONHECIDO O QUE REPUTO UM DOS MAIORES LIVROS QUE O HOMEM JÁ ESCREVEU, EMBORA PEQUENO EM TAMANHO, “O PROFETA”.

KHALIL GIBRAN, QUANDO EXILADO DE SEU PAÍS E EXCOMUNGADO POR SUA IGREJA, PÔDE NOS LEGAR MUITO MAIS AINDA DE SUA SABEDORIA. TRANSCREVO UMA PARTE QUE TRARÁ AOS QUE LEREM MAIOR DIMENSIONAMENTO DA EXPERIÊNCIA DE VIVER. CELSO

“Um homem de espírito é aquele que provou de todas as coisas da Terra e revoltou-se contra elas”. (O que se pode opor a tamanha verdade...).

“Ó, coração, se o ignorante lhe diz que a alma perece como o corpo, responde-lhe que a flor fenece, mas as sementes sobrevivem. Esta é a lei de Deus”. (É preciso compreender a mensagem da natureza e sua extensão...).

“O casamento é a morte ou a vida, não há meio-termo”. (Ninguém tem como contraditar essa certeza...).

“A prosperidade é sempre generosa para todos, exceto para os avarentos”. (O que não sabe usufruir o que tem decreta sua pena pessoal...)

“A ambição é uma espécie de ocupação”. ( Uma realidade lamentável...)

“ Nunca encontrei um homem vaidoso que não fosse interiormente um confuso”.(É constatação disponível aos nossos olhos...)

“Examina teu diário de ontem e verás que ainda está em débito com a vida e as pessoas”.(No inventário da vida as dívidas do coração e das obrigações são enormes...se são de consciência, são piores).

“O ponto mais baixo a que pode chegar um homem é basear suas ambições no ouro e na prata”. (É fato indiscutível que reporta a história...distante e próxima).

“Eu os vi comendo, e foi então que soube quem eram”. ( Fácil de conferir e avaliar...).

“A medida que crescem as benemerências de uma pessoa, diminui o número de seus amigos”. ( A inveja e o interesse são mais fortes....com as devidas exceções).

“Se eu conhecesse a causa de minha ignorância seria um sábio”.( Nossa ignorância é desproporcional ao conhecimento perseguido e nunca saciado...)

“A fé é uma certeza do coração, acima da necessidade de provas”. (Indiscutível....siga seu coração).

“Estranho são os que adoram a si mesmo, pois eles adoram sua própria decomposição”. (Os soberbos estão fadados a se idolatrarem por nada...patologia).

“A essência de tudo na Terra visível e invisível é espiritual”. (Para os que estão envolvidos nos pecados capitais a máxima não prospera...).

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 02/04/2012
Reeditado em 03/04/2012
Código do texto: T3590562
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.