SERES (IR)RACIONAIS

Observações extraídas após contato com vários seres auto-suficientes: os animais racionais e os irracionais.

São seres que possuem a certeza de que não necessitam de ajuda externa, que se sustentam sozinhos. São seres solitários que só dependem de si mesmos, que só aceitam a si mesmos. Não há espaço para outro ser dentro de si.

Pessoas chegam e não permanecem. Procuram e "cavam" um motivo, uma razão para afastar os outros de seus reais problemas. São parasitas dessas outras pessoas mas não são parasitáveis. Não existem amigos.

Amores acontecem e se vão. Com facilidade. Geralmente de forma desastrosa e dolorosa. Chega a ser devastador. Permitem esse estrago e ainda se alimentarão dessa dor por muito tempo. Preferem amores complicados pois promovem maior prazer e muito mais comiseração. No fim, sempre acham que foi o maior amor que já puderam sentir. Até o próximo aparecer.

Nada nem ninguém detém a razão. A não ser ele mesmo, claro. Ao longo dos anos viventes vai formando suas certezas e considera-as como verdade absoluta. Não existe razão nem lógica fora de si. Apenas sua razão tem lógica.

Não toleram idéias de auto-ajuda, não precisam delas. São tão "eles mesmos" que não sabem que "auto-ajuda" é apenas um auxílio para descobrirem as respostas dentro de si, um caminho que aponta para dentro. Auto-ajuda promove a verdadeira auto-suficiência.

E assim estamos mais para animais racionais do que para seres humanos.