Pedantismo...

Nos dias atuais, temos uma facilidade de nos exibirmos. Sites de relacionamentos, Gazzag, Orkut e outros semelhantes, abrem as portas a todos que estejam dispostos a abrirem suas vidas. Claro que nem tudo que escrevemos lá, corresponde total e fielmente ao que somos, na realidade. Até acreditamos estarmos sendo sinceros. Mas quem se conhece o suficiente para definir-se com exatidão?

Ler os perfis que são apresentados nesses sites, é bastante instrutivo. Aprendemos sobre pessoas com as quais convivemos, em meia dúzia de linhas, mais do que em anos de relacionamento.

Visitando alguns desses perfis, que aprendi que atualmente as pessoas não lêem mais livros. Lêem autores. “Estou lendo Chopra”. Ele escreveu, até hoje, mais de 25 livros. Qual deles está sendo lido? Leio Yung. É. E o chique nisso, é citar apenas o sobrenome. Familiar.

Eu lia Érico Veríssimo. Quase todos seus livros. Agatha Christie, toda a coleção. Gabriel Garcia Marques, alguns. Josué Guimarães. Esses autores têm nome e sobrenome.

Acho que vou passar a informar que leio Agatha, Veríssimo, (qual deles? Érico, ou Luiz Fernando?), Guimarães. Não vai dar certo.

Não me acho pedante. Nem entojada. Sou formal demais para me referir aos meus ídolos da literatura, (leio Martha...) somente pelo sobrenome, ou pré-nome. Afinal, se eles possuem uma bibliografia tão boa que conquistaram uma merecida fama, merecem também terem citadas as obras que estamos lendo. Considerando que nem todo Paulo Coelho tem um Alquimista em sua coleção, e que nem todas as obras dos famosos, ou não, são da mesma qualidade, podemos estar lendo justamente, “ o tijolo podre”.

26/01/2007