Leitura sobre um tópico 01
O menino chinês da foto
Lá está a foto do menino chinês. Mark notou na foto do menino chinês uma espécie de petulância nessa leitura sobre o olhar. O modo pelo qual pode se definir através dela. Alguém lhe disse: “Love it Mark!” sobre a fotografia do menino humilde chinês que lhe olhava com modos de natural superioridade. Nada incomum nas crianças e independente de serem chinesas, francesas, haitianas ou de supostamente outro planeta.
Começaram então as postagens de ‘spirit’. Viram que o olhar da fotografia era de confiança chinesa no futuro. Futuro diferente daquela de milionário que deseja o mercado. Pediram licença ao Mark para desabafar on-line: Olha Mark. Desculpe, mas a verdadeira questão não é: como ela se sente? Será que ela pode perguntar se você poderia realmente mudar o mundo, e o dela, especificamente? Aproveitar uma viagem a Xangai e voltar de lá com pensamentos pragmáticos de como mudar este mundo.
Ó globo vetusto e burro! “Exactly Mark”.
O fato é que sempre tem alguém pronto para ver um plano de maldade em alguma coisa, até no modo enigmático de uma criança chinesa. Talvez o diabinho esteja armazenando intenções de colar guloseimas nos cabelos do velho e bondoso mandarim. Bem na hora de seu passeio crepuscular entre o renque de cerejeiras floridas. Pior do que isso seria poder compreender a dimensão dos fatos lembrando que a China poderia ficar sem falar com o mundo através da internet. Então o dono da internet colocou-a para exibição para que pudessem sentir o seu olhar como se fosse o dele.
Sentindo isso um usuário adicionou link de outra foto de Mark nos tempos de Harvard para precisar a semelhança entre os dois. Mark miliardário e o pequeno chinês, a ambos enigmáticos. Para provar ao mundo que a China mantém elevado nível de respeito antigo aos brilhos da inteligência civilizada. Para tanto disseram o seguinte: Mark tente obter Facebook na China. É irretardável.
Para mim a fotografia revela apenas que é infantil reprimir o taoísmo, o pacifismo e a independência individual.
(Leitura sobre um tópico)