CRISTO E SEU CORPO DILACERADO
DILACERADO O CORPO DO CRISTO, PENDE DA CRUZ ATÉ HOJE, MARCO DAS ERAS DOS PERSEGUIDOS, RESISTINDO EM SILÊNCIO AO SOFRIMENTO DESMEDIDO, MOSTRANDO E DESPONTANDO SUA CONDIÇÃO DO HOMEM QUE SE EXPÕE À FRAQUEZA HUMANA, EMBORA FILHO DE DEUS.
E RECORREU AO PAI, O ABRIGO QUE CONFORTA E AMPARA, “PAI, PORQUE ME ABANDONASTES?”
NESSA PASSAGEM O “UNGIDO”, O REI A QUE SE DAVA A UNÇÃO NESSA ÉPOCA, MOSTRA QUE VEIO AO MUNDO COMO HOMEM, PARA REDIMIR E REMIR, PENITENCIAR E PERDOAR, ERA HOMEM COMO NÓS, E POSTULOU AO PAI SEU ABANDONO, O ABANDONO A QUE SE ENTREGARA POR AMAR A HUMANIDADE.
ESSA LEMBRANÇA HISTÓRICA SE FEZ PRESENTE PARA DEFINIR SUA RENÚNCIA À CONDIÇÃO DE FILHO DE DEUS, E SOFRER COMO HOMEM, DESAPEGADO DOS PODERES SOBRENATURAIS DOADOS EM MUITOS MILAGRES REPORTADOS HISTORICAMENTE, QUE PODERIAM CONFIGURAR UM POSSÍVEL SALVACIONISMO.
NÃO VEIO PARA REINAR EM PODER E SOBERANIA SOBRE A MATÉRIA, DOMINAR, TER PARA SI PODENDO TUDO, LIVRAR-SE DO FLAGELO, SALVAR-SE. SEU CORPO DESFIGURADO, COM PLENA DESCONTINUIDADE CORPORAL, RESULTADO DO MARTÍRIO IMPOSTO ERA A GRANDE MENSAGEM DE CERTEZA DE QUE ALÍ FICAVA O QUE ERA PASSAGEIRO PARA INGRESSAR NO DEFINITIVO, NA OUTRA VIDA, QUE NÃO É CORPO, MAS ESPÍRITO.
ISTO É CLARO PARA QUEM RECEBE A BOA-NOVA SEM AS RESERVAS QUE A INTELIGÊNCIA PODE OPOR. E MAIS DO QUE QUALQUER RAZÃO, É SINGULARÍSSIMO A QUEM DEIXOU TANTO PODER DE CONVICÇÃO, CONVENCENDO E MOVIMENTADO MILHARES APÓS SUA IDA AO PAI, PARA MORRER DESTA FORMA, CRUDELÍSSIMA E COBERTA DE OPRÓBIO. PIOR, DESAFIADO A LIVRAR-SE DA MORTE POR SEUS ALGOZES.
NÃO EXISTE MAIOR MENSAGEM DO QUE ESTA, E É PRECISO INTERPRETÁ-LA COM A RACIONALIDADE DOS CULTOS E A HUMILDADE DOS SIMPLES, COM TODA A AMPLITUDE QUE REVELA SUA RENÚNCIA DA CONDIÇÃO DIVINA.
NINGUÉM HUMANO QUE SOFRE, E PODE AFASTAR O SOFRIMENTO, DEIXA DE FAZÊ-LO SE PODE. OS ENÍGMAS DOS OUTROS PLANOS PRECISAM DA INTERPRETAÇÃO ADEQUADA PELOS MEIOS MAIS SIMPLES, POIS SIMPLES SOMOS.
NENHUM HUMANO FICOU DOIS MIL ANOS NA HISTÓRIA DE SEUS SEMELHANTES SEM ESCREVER UMA SÓ PALAVRA MORRENDO EM UMA CRUZ COMO O MAIS SÓRDIDO BANDIDO, EM VÃO. NADA SE FAZ EM VÃO, NEM O MALFEITO.
EXISTEM RAZÕES, VISÍVEIS, SUJEITAS E POSSÍVEIS AOS INTÉRPRETES . A NENHUM HOMEM FOI PERMITIDO DIVIDIR AS ÉPOCAS DA CIVILIZAÇÃO NO RELÓGIO DO TEMPO.
NINGUÉM SE SUBMETE AO SACRIFÍCIO CONHECIDO SEM NADA RECEBER PARA SI, SOMENTE PARA CONVOCAR AO AMOR E ENSINÁ-LO, NENHUM HUMANO COMUM.
MESMO AS TORTURAS PELAS QUAIS MUITOS PASSARAM SEM PODEREM EXERCER OPOSIÇÃO, SUFRAGARAM RESULTADOS DE OPINIÃO DEFENDIDA, QUE NÃO SE ESGOTAVAM NA UNIDADE DE UMA PESSOA, MAS NO CRÉDITO DE MOVIMENTOS POSTULADOS PELA HUMANIDADE.
NÃO SUBSISTIU NO MUNDO UMA SINGULARIDADE TÃO PLURAL...
A CRUZ E SEUS VÉRTICES TRIANGULARES CONHECIDOS, QUE SIGNIFICAM ENERGIA E FORÇA, NÃO FOI ERIGIDA NO GÓLGOTA SEM DESTINAÇÃO MAIOR ANTECEDENTE.
NESTE LOCAL, ONDE NADA RESTAVA DOS CONDENADOS, SENTENCIADOS PELOS PIORES CRIMES, SOMENTE OS CRÂNIOS, O OSSO MAIS DURO DO CORPO, DEVORADO O RESTO PELOS CÃES, FICOU A POSTERIDADE DE TODA A HUMANIDADE QUE SE ENLAÇAVA NA NOVA ALIANÇA, QUE APESAR DE RECUSADA PELO POVO JUDEU PROSPEROU E SOBREPUJOU A ORIGEM DO LIVRO SAGRADO CONFIRMANDO-O, EM QUE PESE A RESISTÊNCIA DO JUDAÍSMO, QUE REJEITOU O MESSIAS ESPERADO PELOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO.
CRISTO, O JESUS QUE NASCEU EM NAZARÉ E MORREU NO GÓLGOTA, TENDO AOS PÉS DA CRUZ SUA IMACULADA MÃE, RESSURGE A CADA ANO NA CRUZ VAZIA E EM SEU TÚMULO SEM CORPO, MOSTRANDO SEMPRE QUE POR ELE, A MORTE É VENCIDA.