Falando em praças...

 

 

No texto anterior, falei de uma praça... É a mais bonita aqui da cidade. Grande retângulo, de um lado abriga uma igreja em estilo gótico, a primeira do mundo a ser erguida em homenagem à Santa Terezinha de Lisieux, que foi canonizada em 1925. Antes disso, as obras do santuário já estavam em curso e a igreja foi inaugurada em 1929. Mas ainda com suas torres pela metade, como eu ainda via na época da minha infância. Só depois é que foram concluídas. Nos tempos de antão, foi o Largo da Forca e dizem que somente um infeliz ali foi executado. Mais tarde, do lado oposto à igreja, foi construída a Cadeia e o lugar ficou conhecido como Praça da Cadeia. Era lá que eu gostava de andar de bicicleta, uma grande área de terra batida, sem uma árvore sequer. Creio que a cadeia só foi destruída no final da década de cinqüenta, dando lugar ao plantio das árvores e à criação dos jardins. Hoje a Praça Santa Terezinha é uma área bem arborizada, o local preferido daqueles que costumam fazer cooper, correr e se exercitar, apesar da enorme quantidade de carros que circulam à sua volta. E a igreja também é a preferida das noivas que sonham em realizar seu casamento ali, em solenes e concorridas cerimônias.



foto da praça Sta. Terezinha
(no google)