_As moscas

.:.

Estavam almoçando quando Loló, sem cerimônia, anunciou:

– Oh mosca chata!

Os pais e a irmã mais velha cessaram o diálogo e fitaram o olhar na solitária recém-chegada. E a pequena insistia:

– Sai, mosca! – a pequena Loló parecia tentar dialogar amistosamente com a bichana.

Surge outra. Surgem outras, poucas, mas eram outras moscas.

O almoço em família, hábito dominical, tenta prosseguir alheio aos fatos novos quando, de repente:

– Mate, mãe!

– Calma, filha! – a mãe falando.

– Calma, filha! – o pai falando.

– Eita que chatice! – a irmã falando.

Os três pacificadores, entretanto, sem se apercebessem, aconselharam a pequena, mas, inconscientes, surpreenderam-se armados com os pratos nas mãos. Um descobre a intenção do outro num entreolhar-se mútuo. A primogênita do casal cobriu o prato das batatas-fritas; a mãe, carnívora compulsiva, protegeu os quatrocentos gramas de picanha Argentina malpassada; o pai, assustado (faca na mão esquerda e prato na direita), por pouco não quebra a porcelana do restaurante ao tentar neutralizar o voo de uma das moscas que sobrevoava o baião de dois com queijo ralado, fresquinho.

Eu estava na mesa ao lado conversando entre amigos sobre o jogo do Fortaleza na terceira divisão. Teria mesmo havido mutreta? O plantel deveria ter caído para o campeonato suburbano! Só assim realizaria meu sonho de infância assistindo a um jogo entre Fortaleza e Floresta – time do meu coração, o melhor da Vila Manoel Sátiro... Infelizmente, existem acontecimentos no mundo futebolístico que “as próprias razões desconhecem”. Eu conversava e me entretia com a evolução dos fatos ocorrendo no âmbito familiar.

A refeição havia cessado. Estavam os quatro com as mãos em cima dos pratos, protegendo o “di cumer”. Por falta de pratos-cobertores, a salada verde ficou desprotegida e...

– Cobre a salada, pai! – Loló, novamente, testando os reflexos moscais.

– Como, filha?! – estou com as mãos ocupadas!

Mesmo assim o pai protegeu a jarra de laranja em detrimento da salada. O suco deveria estar dulcíssimo, mas fora encoberto pelo penitente pai, com a mosca dentro, enjaulada, ou melhor, enjarrada!

E ficaram assim alertas por longos quinze minutos – tive a ideia de conferir no relógio! O baião do guisado esfriou, o queijo grudou no feijão formando uma melecada só. A carne malpassada esfriou e o sangue espalhando-se pelas beiradas do prato aparecia aqui e acolá – a olhos nus, sendo visto pela mosca-rainha do bando de intrusas. O gelo derreteu, mas para que gelo? Loló bebeu foi do degelo, quebrando nos dentes os pedacinhos remanescentes, aliviando a fome.

Pediram a conta. O garçom estranhou a quantidade de alimento desperdiçado, mas permaneceu silente. O ar de tristeza rondava o ambiente familiar. Fome? Decepção? Frustração? O garçom espanta uma das moscas que voa para longe.

Entram no carro. Fecham-se os vidros e...

– Abre o vidro, pai! Tem mosca dentro do carro!

– Ah, não! Não abro mesmo! – responde o pai.

Vidros cerrados, a esposa acaba de gritar depois de tomar sapatada na testa.

– Eu sabia que matava essa...

Crato-CE, 7 de outubro de 2011.

01h39min

Nijair Araújo Pinto
Enviado por Nijair Araújo Pinto em 30/03/2012
Código do texto: T3583904
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.