Pueril

A infância é uma das mais belas fases da vida.

Isso porque as demais também tem sua beleza e brilho.

Um bom exemplo disso, são as descobertas da adolescência, conquistas da juventude; maturidade adulta e a experiência da velhice.

É claro que com o passar do tempo surge uma nova mentalidade, novos conceitos que ditam um novo comportamento, e que acaba por transformar esse mundo num lugar novo de se viver a cada época.

Isso se torna ainda mais evidente ao observarmos os meninos e meninas de hoje, que obviamente não são iguais aos da minha ou da sua época de infância, por exemplo. Muito menos aos da época de nossos pais e avós.

As diferenças de postura e atitude frente ao universo dos adultos são cada vez mais gritantes.

Por isso, é primordial saber como lidar com essas jovens mentes da Era moderna, que muitas vezes nos surpreendem com suas respostas rápidas e uma facilidade prática para lidar com improváveis problemas. Provando-nos o quanto somos taxativos e sentenciosos, principalmente em relação a eles próprios e ao novo modo com que essa geração passa a entender a vida a cada minuto.

Como tudo em excesso é prejudicial, temos que dar a dosagem certa no tratamento, respeitando sempre os critérios da saudável educação com coerência.

E nunca, jamais, em hipótese alguma, subestimar a inteligência de uma criança.

Lembremo-nos dos bons tempos, quando ainda sonhávamos nossos sonhos de brinquedo...