Especulando o futuro..

Que o mundo é movido pelas perguntas e não pelas respostas disso não tenho dúvida. Mas será que nós deveriamos mesmo tentarmos respondê-las ? Ou simplesmente devessemos fazer mais e mais perguntas, como em um círculo vicioso ? Talvez não esteja eu deixando claro o assunto que realmente gostaria de aqui tratar. Então, vamos logo ao ponto. Ter metas ? Tentar planejar um futuro ideal, como forma de não desviarmos dos nossos respectivos objetivos ? Ou, tentar não pensar nisso, de modo que todo esforço seja feito para pensarmos apenas no presente ? Quero mencionar aqui, as palavras de um ilustre pensador francês. Luc Ferry, ex ministro da educação na França, que nos capítulos iniciais de seu livro filosófico Aprender a Viver, afirma que " os filósofos gregos pensavam no passado e no futuro como dois males que pesam sobre a vida humana, dois centros de toda a angústia que vem estragar a única e exclusiva dimensão da existência que vale a pena ser vivida, simplesmente porque é a única real : a do instante presente. O passado não existe mais e o futuro ainda não existe, insistiam eles ; e no entanto vivemos quase toda nossa vida entre lembranças e projetos, entre nostalgia e esperança ". Todo o pensamento que nesse momento me aflinge, pode ser claramente compreendido através da citação acima feita. Será realmente importante estabelermos tantas metas ? Será realmente preciso planejar tudo ? Ou melhor, será que somos mesmo capazes de prever algo ? Já cheguei a pensar até ser muita responsabilidade desejarmos tanto algo. No sentido de que, hoje a realidade é uma, amanhã... eu sei lá o que será amanhã ? Nesse mesmo livro que citei, o autor afirma que a única certeza que temos é que vamos morrer. E mesmo assim esse é o assunto que ainda constitui o maior tabu social. Melhor mesmo, é nos atermos a mais e mais às perguntas, porque um dia encontrando a resposta ( se é que ela existe ) podemos chegar a conclusão de que todas as nossas humildes certezas, não passavam de meras especulações.

mmmalencar
Enviado por mmmalencar em 28/03/2012
Código do texto: T3581772